Gripe Espanhola (1 de 2) - A tragédia esquecida


Endemia: doença que existe constantemente em determinado lugar e ataca um número maior ou menor de indivíduos. Epidemia: doença que surge rapidamente num lugar e acomete simultaneamente grande quantidade de indivíduos. Pandemia: epidemia generalizada. Pandemônio: palácio de satã, capital do inferno, reunião ou conluio de pessoas para fazer o mal ou armar a desordem. 

Apesar de não ter sido deflagrada por nenhum espírito maligno, a “gripe espanhola”, que assolou o mundo em 1918 transformou muitas localidades em verdadeiros pandemônios. Segundo a historiadora Liane Bertucci a “gripe espanhola foi a maior epidemia da humanidade, maior que a peste negra. Em comparação à tuberculose ou Aids, considerando a relação tempo-quantidade de vítimas, a influenza é insuperável (...). Nada, nem as grandes guerras foram tão letais para a humanidade".

Os primeiros casos conhecidos de gripe ocorreram em Abril de 1918 com tropas francesas, britânica e americanas, estacionadas nos portos de embarque em França. A epidemia se alastrou rapidamente pelos países em guerra, derrubando soldados de várias nacionalidades. Em Maio, a doença atingiu a Grécia, Espanha e Portugal. Em Junho, a Dinamarca e Noruega. Em Agosto, os Países Baixos e a Suécia. Todos os exércitos estacionados na Europa foram severamente afetados pela doença, calculando-se que cerca de 80% das mortes da armada dos EUA se deveram à gripe. Em Setembro, a espanhola atinge o continente americano. 

A cartoon abaixo faz referência direta à Primeira Guerra Mundial, comparando o submarino (arma mais letal durante a Primeira Grande Guerra) e o vírus influenza.


Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário