As teorias sobre a origem do homem


As teorias sobre a origem do homem

· Teoria criacionista – Até o século XIX (e ainda forte muito hoje na mentalidade popular) prevaleceu à concepção de que Deus criou o mundo, narrada na Bíblia, no livro do Gênesis.

· Teoria evolucionista – No século XIX, Charles Darwin publica o seu livro “A origem das espécies” (1859) abalando a concepção criacionista. De acordo com Darwin os seres vivos evoluíram ao longo de milhões de anos de acordo com um processo que ele chamou de “seleção natural”, onde os mais adaptados ao meio ambiente conseguem sobreviver.

· Big Bang – Seguindo a linhas das teorias científicas, por volta de 1930, Georges-Henri Lemaître afirmou que o universo possuía entre 10 a 20 bilhões de anos e teria sido originado da explosão de um átomo. A Terra (que teria surgido há cerca de 5 bilhões de anos), diferentemente da teoria criacionista, seria apenas um planeta dentre incontáveis planetas existentes no universo

E possível também fazer uma breve descrição do desenvolvimento do planeta Terra:

· Por volta de um bilhão de anos atrás se formaram no planeta Terra os oceanos e as cadeias montanhosas, com as primeiras formas de vida (algas e bactérias).

· Por volta de 300 milhões de anos surgiram às florestas, insetos, répteis e peixes.

· Por volta de 150 milhões de anos atrás surgiram os mamíferos, as aves e os grandes répteis (os famosos dinossauros).

· 60 milhões de anos – Surgimento dos primatas (que deram origem aos gorilas, chimpanzé, orangotango e mais tarde aos primeiros hominídeos).

· 7 milhões de anos atrás, surgimento dos primeiros hominídeos, sendo que um dos mais antigos é o Sahelanthropus tchadensis, apelidade de Toumai, encontrado no Chade em 2002. Alguns cientistas afirmam que o Toumai não passa de um membro de uma espécie de chipanzé, atribuindo o título de hominídeo mais antigo ao Ardipithecus kadabba, que habitou a África a 5,8 milhões de anos. Certamente o fóssil mais conhecido é o da Lucy que teria vivido a 3,3 milhões de anos atrás, uma menina de 3 anos de idade encontrado na África em 1974 e que pertence à espécie Australopithecus afarensis. Os Australopithecus tinham um grande diferenciam em relação aos outros hominídeos: eram bípedes.

Sahelanthropus tchadensis



Ardipithecus kadabba

Australopithecus afarensis

· Por volta de 2 milhões de anos atrás ocorreu o surgimento do gênero Homo. Dando origem a espécies como: 

- O Homo habilis, que provavelmente foi a primeira espécie do gênero Homo. Essa espécie já repartia os alimentos entre os integrantes de seu grupo. 


- O Homo erectus, que conviveu com o Homo habilis por centenas de milhares de anos. Se mantinha ereto, fazia utensílios de pedra e madeira, pinturas rupestres, enterrava os mortos, e dominava o fogo. 


- O Homo sapiens, que surgiu por volta de 200 mil anos atrás e conviveu com uma outra espécie: o Homo neanderthalensis, que desapareceu por volta de 30 mil anos atrás.

Deve-se ressaltar que a ideia de “raça” não é mais aceito pela ciência. O projeto Genoma de 2003 teve um papel fundamental para isso, provando que a diferença genética entre os indivíduos da espécie são mínimas, resultantes de um processo de adaptabilidade às condições do ambiente. Atualmente a ciência utiliza a ideia de etnia, que consiste em um conjunto de pessoas que habitam uma região e compartilham a mesma cultura e língua.

Até 12 mil anos a.C. o Homo sapiens já havia conseguido ocupar todos os continentes com exceção da Antártida, num movimento migratório que havia sido iniciado pelo Homo erectus a algumas centenas de milhares de anos (provavelmente a partir de 700 mil anos atrás).

A Teoria de Clóvis, afirma que a há cerca de 15 mil anos atrás o grupos de caçadores e coletores teriam atravessado o estreito de Bering e chegado ao Alasca. Isso somente teria sido possível porque o planeta vivia sua última Era Glacial, quando as águas do mar baixaram drasticamente, deixando descoberto o fundo do estreito de Bering e possibilitando a travessia.

Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário