Charges Históricas - Brasil Império (Escravidão e Civilidade)




- Mas é que eu não posso separar-me delle: é quem me veste, quem me dá de comer, quem... me serve em tudo, afinal! 
- Éalidades pessoaes de tão sabio soberano, creio que as nações civilizadas não duvidarão em admitil-o. 

AGOSTINI. Revista Illustrada, ano 8, nº 347, 30/06/1883. 


Desde o início do século XIX, as potências europeias – principalmente governo inglês, que já abolira a escravidão em todos os seus territórios – fazem pressão contra a escravidão negra no Brasil. No ano de 1845 o parlamento inglês aprova a chamada lei Bill Aberdeen, que concedia à Marinha Real Britânica poderes de apreensão de qualquer navio envolvido no tráfico negreiro em qualquer parte do mundo. Nem por isso, contudo, os países ditos “civilizados” rompem as relações com o Brasil escravista.


Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário