Urbanização (5 de 7) - O espaço urbano é uma questão mundial


Como os centros urbanos modernos abrigam diariamente milhares de pessoas é até óbvio que eles apresentem inúmeros problemas. 

Entre os principais problemas e questões, pode-se destacar:

A poluição, o lixo produzido pelas pessoas.

A necessidade de grandes volumes de investimentos nas cidades, inclusive, nos países ricos, que muitas vezes apresentam infra-estrutura obsoleta.  


- 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento.   
- 2 bilhões de pessoas vivem no escuro.   
- 1,2 bilhões não têm água limpa (o esgotamento dos recursos hídricos pode deixar mais 2 bilhões sem água até 2050).  
- 1 bilhão morra em favelas (o número deve dobrar em 30 anos).  
- 1 bilhão de veículos está em circulação (o número de triplicar até 2050).  
- Mais de mil epidemias nos últimos 5 anos (o número deve aumentar). 

Deve-se destacar que as grandes cidades são centros econômicos, culturais e de geração de conhecimento, o que é de fato, positivo. Contudo, é necessário avaliar o alcance dessas benesses para o conjunto da população, o que é evidentemente, muito reduzido. Diz-se, igualmente, que as cidades proporcionam a interação. Na verdade, tal interação não acontece com a grande maioria da população, que muitas vezes é segregada ou tornam-se invisíveis à determinados extratos sociais.

Ocupação das áreas de mananciais com conseqüências sérias para o abastecimento urbano, ou ocupação de encostas. Só em São Paulo, por exemplo, mais de 2 milhões de pessoas vivem em regiões de mananciais.
O caos em relação à locomoção. No caso da locomoção, por exemplo, em alguns casos pode-se dizer que a cidade é planejada para os automóveis e não para as pessoas. Uma dês questões cruciais é a criação de veículos que poluem menos.  


- Algumas das maiores montadoras de automóveis já planificam a oferta de serviços de transporte nas grandes cidades.  
- Outra tendência é a proibição da circulação de veículos particulares dentro das grandes cidades.  
- A ainda algumas ideias bastante originais, como ligar o preço do seguro do veículo à quantidade de quilômetros rodados. 

Um dos maiores problemas que as cidades enfrentam na atualidade é a segregação espacial, baseada principalmente na especulação imobiliária. Muitas vezes, imobiliárias adquirem amplos terrenos em regiões estratégicas e utiliza-se de diversas estratégias para conseguir que o Estado invista em infra-estrutura nessas regiões, levando à valorização dos terrenos.

Em muitos locais as pessoas mais pobres são obrigadas a residir em bairros que passam a se constituir enquanto “guetos”. Fenômeno muito comum nos Estados Unidos, devido ao preconceito em relação a negros e latinos, esse fenômeno tem se repetido na atualidade em muitos países, como a França (argelinos), Alemanha (turcos), Portugal (moçambicanos) e até na Argentina (bolivianos).

Explosão da violência urbana. Tráfico de drogas, furto de veículos, roubos de carga, lavagem de dinheiro e fraudes financeiras, falsificação, contrabando, corrupção, sonegação fiscal (pelo menos 50 bilhões de dólares anuais no Brasil), formação de quadrilhas, seqüestros e formação de grupos de extermínio constituem algumas das principais atividades exercidas pelo crime organizado nos grandes centros urbanos, em especial nos países subdesenvolvidos.




Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário