O mundo pós Guerra Fria


Possíveis interpretações para o cenário mundial após o fim da União Soviética e da bipolaridade:

· O mundo unipolar – Trata-se da concepção de que desde o fim da União Soviética em 1991 os Estados Unidos aparecem como a única superpotência, ou hiperpotência, com um grande poderio econômico, militar e influencia cultural.

· O mundo multipolar – Essa perspectiva considera todo o poderio estadunidense e o prevalecimento do capitalismo, mas procura levar em conta outras importantes potencias como a Alemanha e o Japão. De resto, o que George W. Bush chamou de “nova ordem mundial” manteve e em algumas situações até aumentou as desigualdades entre os chamados “países ricos” e “países pobres”.


· O fim da bipolaridade Leste-Oeste, típica da Guerra Fria e a manutenção das desigualdades entre os países pobres e ricos enfatizou outra interpretação para o mundo pós Guerra Fria, o chamado “conflito norte-sul”, onde se observa uma concentração de países ricos no hemisfério Norte e de países pobres no hemisfério Sul.


Deve-se destacar que muitos países do Sul ou já se industrializaram ou estão em fase de industrialização, oferecendo boas perspectivas de lucros em especial para as transnacionais, são os chamados “países emergentes”.

Nesse contexto Norte-Sul, os países que eram socialistas, são chamados atualmente de “países em transição”, para designar um suposto período de ajuste para a economia perfeitamente sintonizada com o capitalismo.

· O choque de civilizações – Trata-se de uma interpretação que procura agrupar os países de acordo com seus valores culturais, ressaltando os possíveis atritos entre essas áreas, destacando-se as seguintes civilizações:

Civilização Budista e Confuciana – Tratam-se principalmente da China, mas também o sudeste asiático, como Coréia, Tibete, Vietnã, etc.

Civilização Xintoísta – Diz respeito em especial ao Japão que desde a muito tempo se apresenta bastante atomizada, apesar de receber uma grande influencia da cultura ocidental.

Civilização Hindu – Tem como principal expoente a Índia.

Civilização Islâmica, Mulçumana ou Árabe – Seria a civilização constituída pelos países que tem o islamismo como religião predominante, localizando-se principalmente na Península Arábica e no norte da África.

Civilização Ocidental – Os países de tradição greco-romana e judaico-cristã. Seria a maior das civilizações, englobando toda a Europa Ocidental, a América além de países que tem a influencia do cristianismo, como a Austrália e a Nova Zelândia.

Civilização Ortodoxa – Países que tem como religião a doutrina ortodoxa, principalmente a Rússia e o Leste Europeu.

Civilização Latino-americana – Funcionaria como uma “subdivisão” da Civilização Ocidental, como um híbrido, com algumas particularidades culturais e sociais. Civilização África- Sub-sahariana – Países onde predomina o cristianismo, tendo como grande núcleo a África do Sul.

Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário