SINOPSE
Em 1412, nasce em Domrémy, França, uma menina chamada Jeanne. Ainda jovem, ela mostra uma religiosidade tão intensa que a fazia se confessar algumas vezes por dia. Eram tempos árduos, pois a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra se prolongava desde 1337.
Em 1420, Henrique V e Carlos VI assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte de seu rei, a França pertenceria à Inglaterra. Porém, ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países, mas tem poucos meses de idade e Carlos, o delfim da França, não deseja entregar seu reino para uma criança. Assim, os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire detendo o avanço dos invasores.
Carlos foge para Chinon, mas ele deseja realmente ir para Reims onde, por tradição, os soberanos franceses são coroados, mas como os ingleses dominam a região, isso se torna um problema. Até que surge Jeanne que, além de se intitular a "Donzela de Lorraine" tinha uma determinação inabalável e dizia que estava em uma missão divina, para libertar a França dos ingleses.
Desesperado por uma solução, o delfim decide entregar-lhe um exército. Assim, à frente do mesmo, a corajosa garota usando roupas de homem, o que é mal interpretado pela igreja, recupera Reims, onde o delfim é coroado Carlos VII. Mas se para ele os problemas tinham acabado, para Jeanne seria o começo do fim, pois ela passa a ser alvo dos inquisidores que a acusam de heresia e bruxaria e, através de um tribunal da Igreja, ela é condenada e queimada viva em Rouen em 30 de maio de 1431.
0 Comentários