Foto clássica e de grande sensibilidade tirada em 1937 pela americana Margaret Bourke-White contrapondo em uma única foto dois momentos distintos da economia americana.
Observe o título do outdoor "O melhor padrão de vida do mundo" e abaixo a direita "Não há melhor estilo de vida que o americano" fazendo uma referência ao crescimento espetacular da economia estadunidense ao longo da década de 1920, com oferta de crédito, aumento o poder aquisitivo das famílias e das possibilidades de consumo, como no caso do automóvel que aparece na imagem. Trata-se da concepção de consumo como modelo de vida e até mesmo como uma espécia de obrigação cidadã. Observe que família feliz!
Contudo, o frenesi e a atmosfera onírica da década de 1920 chegaria ao fim com a quebra da Bolsa de Valores e a depressão econômica que assolou os Estados Unidos (e boa parte do mundo) na década de 1930. Desemprego de 25%, redução monstruosa do PIB, falência de 100 mil empresas e centenas de bancos, enfim, uma crise que vai levar até mesmo a contestação do liberalismo do início do século XX.
Em oposição a euforia dos anos de 1920, na frente do cartaz, pode-se perceber a dureza da nova realidade pautada pelo desemprego e desalento, com indivíduos em busca de alguma ajuda que garanta a sobrevivência.
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