Blitz Wolf - Apologia bélica e anti-nazista na Segunda Guerra Mundial


Dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial, Blitz Wolf é uma paródia dos "Três Porquinhos" contra o nazismo. A animação, indicada ao Oscar de Melhor Curta, foi produzido pelos estúdios Mayer-Metro-Goldwyn em 1942. 



Trata-se de uma paródia extremamente bélica, onde os três porquinhos combatem Hitler - encarnado na figura do lobo - que se prepara para uma "blitz" contra a Pigmania. Há de se observar que o desenho faz referência a "blitzkrieg", tática de guerra utilizada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, recuperação da chamada guerra de movimento, que principalmente no Front Ocidental foi abandonada na Primeira Guerra Mundial em virtude das novas tecnologias bélicas. A blitzkrieg consiste num ataque surpresa, rápido e extremamente violento, coordenando aviação, blindados e infantaria. O objetivo e evitar o confronto direto com as tropas inimigas, abrir brechas na defesa, desmoralizar suas forças defensivas e poupar vidas, no caso, é claro, dos soldados nazistas. 

Outros fatos históricos importantes relativos a Segunda Guerra podem ser percebidos no desenho. Um deles diz respeito aos inúmeros tratados de paz assinados por Hitler, sendo tque todos eles eram extremamente frágeis e foram posteriormente violados. É uma referência a Politica de Apaziguamento, onde, principalmente França e Inglaterra relutavam em enfrentar a ameaça nazista, concedendo territórios aos alemães, como, por exemplo, territórios da Tchecoeslováquia. Outrossim, não devemos esquecer do próprio Pacto Nazi-Soviético (de não agressão entre nazistas e soviéticos), que possibilitou a invasão da Polônia foi posteriormente violado por Hitler.

No pós guerra, Blitz Wolf raramente foi exibido nos Estados Unidos, principalmente por seu tom extremamente belicoso, uma verdadeira apologia ao armamento e a violência, então entendida como "necessária" (para fazer frente aos nazistas). Quando foi exibido, houve a edição do curta, com cortes e censuras que procuravam minimizar as ofensas, em especial com relação aos japoneses. Um exemplo da censura: repare no início do desenho, quando se tem uma pausa na música entoada pelos três porquinhos. Originariamente, nessa pausa tinha a expressão "Você, filho da puta".

Por fim, Blitz Wolf é uma triste premonição da retaliação norte-americana ao Japão, com a utilização das bombas atômicas (no filme a ilha do Japão desaparece depois de uma explosão) e das terríveis bombas incendiárias, que destruíram boa parte das cidades japonesas (e algumas da Alemanha) levando centenas de milhares de pessoas a morte.


 



BLITZ WOLF 1942 from Mark Boyce on Vimeo.

Tem mais sobre a Segunda Guerra Mundial! É só clicar nos links e ler mais um pouco!

Imago História

2 comentários:

  1. ¸.♥'´) Nosssa que leeggaal!!♥'´)´

    ResponderExcluir
  2. Puxa o vídeo foi removido tem que postar outro link :s

    ResponderExcluir