Movimentos Messiânicos


O que é messianismo? Para responder essa questão é inevitável a analogia com a imagem do messias, do enviado de Deus, do salvador. De fato, o messianismo nada mais é do que a crença na vinda do messias.

Contudo, essa vinda “santificada” só tem sentido a partir do momento em que se espera algo dela. Assim, o messias viria libertar o seu povo e criar (ou restaurar) um governo de paz e prosperidade. A instauração de um tempo de justiça onde os pobres seriam abençoados. 

Pode-se dizer então que movimentos messiânicos dizem respeito a um grupo de pessoas que se reúnem e acreditam na vinda do messias, acreditam no fim dos tempos, mas principalmente, acreditam que podem ter uma vida melhor. Pessoas que tem na maioria das vezes uma vida dura e se agarram em sua religiosidade na esperança de um futuro melhor.

Os movimentos messiânicos são coletivos, mas eles têm um líder, uma figura que segundo seus seguidores possui atributos especiais, um profeta que mostra o caminho correto. Esse líder não raro funda uma cidade santa e estabelece algumas normas que devem ser seguidas pelos membros dessa comunidade. 

Abaixo uma visão panorâmica de Canudos, comunidade religiosa criada liderada por Antonio Conselheiro.


Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário