Revolução Francesa (4 de 4): O Diretório


Contudo, o terror levado a cabo pelos jacobinos, aliado à execução de figuras populares como Danton fez com que perdessem apoio, abrindo espaço para a alta burguesia tomasse o poder instaurando um governo de caráter moderado: o Diretório.


Sendo assim, em 9 de Termidor ou 27 de julho, os "jacobinos negros" como ficaram conhecidos a ala mais radical e violenta do jacobinismo, a qual era liderada por Maximilien de Robespierre, foram atacados. Inicialmente o ataque ocorreu no Hotel de Ville naquele dia, mas Robespierre entre outros companheiros conseguiram fugir, indo se refugiar no Clube dos Jacobinos. Pela noite a polícia cercou o local e o invadiu. Alguns jacobinos haviam cometido suicídio, inclusive o próprio Robespierre tentou se matar com um tiro na boca, mas a bala saiu pelo maxilar.”(Michel Vovelle. A Revolução Francesa explicada à minha neta, 2005. Adaptado.)


Diretório (1795-1799)


O Diretório estava interessado em, por um lado, evitar a contra revolução aristocrática e, por outro, em extirpar qualquer possibilidade de nova radicalização da revolução, que pudesse levar em conta, por exemplo, a fim da propriedade privada, ou uma intensificação da igualdade econômica e até mesmo política. O governo do Diretório dependia amplamente do exército. De certa forma o Diretório abriu espaço para que mais tarde, Napoleão ascendesse ao poder. As primeiras palavras de Napoleão são muito significativas: “A revolução acabou”. De fato, a radicalização havia chegado ao fim, os ecos da revolução, contudo, ainda hoje soam em todo o mundo.



Robespierre, Danton e Marat, os três grandes líderes da Revolução. A Revolução Francesa devorava os seus próprios filhos, dando lugar aos interesses de um governo burguês amparado pelo agora pelo braço militar.


Imago História

Um comentário: