Simulado - Revolução Russa



1 – Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre a Revolução Russa de 1917: 

I. A Revolução teve origem no fracasso das negociações diplomáticas entre Rússia e Alemanha em torno da cidade de Dantzig e do desejado Corredor Polonês. 
II. A Revolução caracterizou-se como um movimento liberal, organizado pelos intelectuais orgânicos dos Sovietes dos Camponeses, Burgueses e Operários. 
III. As questões sociais relacionadas à terra, à carência de abastecimento (e fome crônica) e à permanência da Rússia na Primeira Guerra foram fundamentais para a eclosão dessa Revolução. 
IV. Stalin e Trotsky divergiram quanto aos rumos da revolução, já que o primeiro defendeu o “socialismo em um só país”, ao passo que o segundo propôs a “revolução permanente”. 
V. A revolução resultou na saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial em 1917, por Lênin considerar esta uma guerra imperialista. 

A análise das afirmativas permite concluir que é correta a alternativa: 

a)I, II e III. 
b)I, III e IV. 
c)I, III e V. 
d)II, III e V. 
e)III, IV e V 

2 – “DECRETO SOBRE TERRAS DA REUNIÃO DOS SOVIETES DE DEPUTADOS OPERÁRIOS E SOLDADOS”. 26 de outubro (8 de novembro) de 1917 

1) Fica abolida, pelo presente decreto, sem nenhuma indenização, a propriedade latifundiária. 
2) Todas as propriedades dos latifundiários, bem como as dos conventos e da igreja, acompanhadas de seus inventários, construções e demais acessórios ficarão a disposição dos comitês de terras e dos Sovietes de Deputados Camponeses, até a convocação da Assembleia Constituinte. 
3) Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo, é crime punido pelo tribunal revolucionário. 

Presidente do Soviete de Comissários do Povo — Vladimir Ulianov — Lênin”. In: NENAROKOV, A. P. 1917 : a Revolução mês a mês. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. p. 169. 

A edição deste decreto pelo novo governo revolucionário russo imediatamente após a tomada do poder exprime a necessidade de 

a) explicitar o caráter camponês da Revolução Russa. 
b) dar a burguesia russa uma garantia de que seus bens e propriedades permaneceriam intocados. 
c) enfraquecer o poder dos antigos latifundiários e ganhar a imensa massa camponesa russa para a causa da Revolução, garantindo seu acesso à terra a partir de uma reforma agrária. 
d) permitir aos antigos proprietários das terras, a nobreza expropriada pela Revolução de fevereiro de 1917, a retomada de seus direitos. 
e) garantir a propriedade privada da terra para os novos detentores do poder, os Sovietes de Deputados e Camponeses 

3 – “A Rússia era até então economicamente desprezível, embora observadores de larga visão já previssem que seus vastos recursos, sua população e seu tamanho iriam, mais cedo ou mais tarde, projetá-la mundialmente. As minas e as manufaturas criadas pelos czares do século XVIII, tendo senhores ou mercadores feudais como empregadores, e servos como operários, estavam declinando lentamente. As novas indústrias — fábricas têxteis domésticas de pequeno porte — somente começaram a apresentar uma expansão realmente digna de nota a partir de 1860.” 

HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 1994, p. 199 (com adaptações). 

A partir do texto, julgue os itens abaixo, a respeito do papel desempenhado pela Rússia na história mundial do fim do século XVIII até os dias atuais, colocando certo ou errado. 

() O atraso econômico da Rússia, quando comparado ao dinamismo econômico da Inglaterra, explica o precário peso geopolítico daquele país no arranjo da balança de poder internacional na Europa da primeira metade do século XIX. 
() As insurreições e os motins contra o czarismo russo ampliaram-se no final do século XIX e início do século XX, associados à crise do Estado e ao declínio de uma forma de poder que não mais cabia no mundo liberal, além de traduzirem a insatisfação de vários setores sociais daquele país frente aos fracassos econômicos e militares do czar. 
() A revolução bolchevique de outubro de 1917 foi um marco na história russa, ao encerrar o ciclo de um longo e antigo regime sobrevivente às revoltas liberais que se espraiaram pelo solo europeu desde o final do século XVIII. 
() A industrialização russa e a projeção de Moscou como o centro de um novo império econômico e político, sob a forma de união de repúblicas — URSS —, foram obra do sistema político e econômico implantado na Rússia a partir de 1917. 

4 – Na queda do regime czarista e deflagração da Revolução Russa em 1917, houve a participação de líderes, grupos e organizações de oposição com divergências na estratégia de encaminhamento do movimento. A esse respeito, assinale a alternativa correta. 

a) Para os mencheviques, sob a liderança de Stálin, era fundamental a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a fim de recuperar a economia, e a organização de um partido de revolucionários profissionais e disciplinados que liderasse os trabalhadores na deflagração imediata da revolução. 
b) Para os bolcheviques, liderados por Lênin, a burguesia deveria ser a condutora inicial da revolução de outubro de 1917, desenvolvendo o capitalismo e criando condições para a posterior implantação do socialismo. 
c) Os sovietes, conselhos formados por operários, camponeses e soldados, tiveram atuação decisiva na gestão da revolução, mas perderam força em seguida, com a centralização das decisões assumida pelo Partido Comunista. 
d) Trotsky, comandante do Exército Vermelho, defendia uma revolução limitada à Rússia, com a construção de um Estado revolucionário forte, para em seguida buscar a internacionalização do socialismo. 

5 – A Revolução Russa, que iniciou o processo de construção do socialismo na antiga URSS, teve o seu desfecho, em 1917, marcado por dois momentos. O primeiro, em fevereiro, quando os mencheviques organizaram o governo provisório e o segundo, em outubro, quando os bolcheviques assumiram a condução da revolução e a tornaram vitoriosa. A respeito dos mencheviques e bolcheviques, afirma-se: 

I. Os mencheviques defendiam a construção do socialismo por meio de alianças com os burgueses ligados ao grande capital. 
II. Os bolcheviques consideravam o capitalismo consolidado na Rússia e pretendiam a mobilização das massas em direção ao socialismo, sem quaisquer alianças com os setores burgueses. 
III. Mencheviques e bolcheviques eram denominações decorrentes da origem geográfica dos revolucionários: os mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos e os bolcheviques estavam ligados a bases rurais.Com relação a estas afirmativas, conclui-se que: 

a) Apenas a I e a II são corretas. 
b) Apenas a II é correta. 
c) Apenas a I e a III são corretas. 
d) Apenas a III é correta. 
e) Apenas a II e a III são corretas. 

6 – Leia o texto a seguir. 

Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lênin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica. NETO, J. P. "O que é Stalinismo". São Paulo: Brasiliense, 1981. 

Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que 

a) ela reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo. 
b) ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores. 
c) ela significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes. 
d) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala. 
e) ela significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo. 

7 – Leon Trotsky argumentava em 1904 que a tese política defendida por Lenin poderia "conduzir a organização do partido a substituir o partido, o Comitê Central a substituir a organização do partido e, finalmente um 'ditador' a substituir o Comitê Central." 

(TROTSKY, Nossas Tarefas Políticas, brochura redigida e publicada em 1904, em Genebra)

Assinale a alternativa com o nome do responsável pelo regime que, na prática, confirmou a previsão de Trotsky: 

a) Bukharin
b) Stalin
c) Kalinin
d) Brejnev
e) Molotov 

8 – (FGV) A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por: 

a) Stalin, em agosto de 1929; 
b) Lenin, no início de 1918; 
c) Trotsky, em abril de 1924; 
d) Kerensky, em fevereiro de 1917; 
e) Kornilov, em setembro de 1921. 

9 – Em 1917, liderados por Lênin e Trotsky, os bolcheviques ganharam popularidade com as "Teses de Abril", enunciadas na plataforma "paz, terra e pão", que propunha 

a) a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a conquista da Manchúria e a formação dos sovietes. 
b) a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a instauração de uma monarquia parlamentar e a formação da Guarda Vermelha. 
c) a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a instalação da ditadura do proletariado e a adoção de uma nova política econômica (a NEP). 
d) a manutenção da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o domínio dos estreitos de Bósforo e Dardanelos e a formação de um parlamento (DUMA). 
e) a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a divisão das grandes propriedades entre os camponeses e a regularização do abastecimento interno. 

10 – "Desde os primeiros dias da Revolução, o nosso partido teve a convicção de que a lógica dos acontecimentos o levaria ao poder." (Leon Trotsky) 

Tal convicção foi posteriormente confirmada e a Revolução Russa de 1917 caracterizou-se como um dos mais importantes acontecimentos históricos da primeira metade do século XX, na medida em que significou a tentativa de se implantar o primeiro Estado socialista, experiência até então, sem precedentes. Dentre os fatores que favoreceram a eclosão dessa Revolução, identificamos corretamente o(a): 

a) acirramento da crise econômica e social decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, que agravou a carestia generalizada de alimentos e as greves, e enfraqueceu a autoridade governamental do Czar. 
b) desenvolvimento tardio do capitalismo industrial na Rússia, que favoreceu o afastamento da aristocracia rural e do exército da base de poder da monarquia czarista, substituídos pela burguesia e o operariado. 
c) substituição da autocracia czarista por um governo fundamentado em uma monarquia parlamentar liberal, que ampliou os direitos políticos individuais fortalecendo os partidos políticos, inclusive os mencheviques revolucionários. 
d) Revolução burguesa de 1905, que concedeu autonomia política e administrativa às nacionalidades que formavam o Império Russo, implementando uma política de reforma agrária que extinguiu os privilégios da aristocracia fundiária e da Igreja Ortodoxa. 
e) vitória dos bolcheviques e mencheviques nas eleições da Duma legislativa (1906) convocada pelo Czar, após o "Domingo Sangrento", na qual obtiveram uma maioria parlamentar que possibilitou a implantação de diversas reformas econômicas socializantes 

1 – E 
2 – C 
3 – FVVV 
4 – C 
5 – A 
6 – B 
7 – B 
8 – B 
9 – E
10 – A


Os conteúdos dispostos nas postagens são rascunhos, podendo apresentar erros de concordância ou ortografia. Na medida do possível tentar-se-á corrigir as imprecisões, incluir a bibliografia e rever textos e informações imprecisas.

P.S. - Se você curtiu as postagens e o blog foi útil não deixe de clicar em um dos anúncios!


Imago História

Um comentário:

  1. muito bom esse site me ajudou bastante com algumas duvidas, obrigados a todos q ajudam a facilitar a vida dos vestibulandos!!!

    ResponderExcluir

Os conteúdos dispostos nas postagens são rascunhos, podendo apresentar erros de concordância ou ortografia. Na medida do possível tentar-se-á corrigir as imprecisões, incluir a bibliografia e rever textos e informações imprecisas.

P.S. - Se você curtiu as postagens e o blog foi útil não deixe de clicar em um dos anúncios!