Os empreendimentos marítimos chineses



Os empreendimentos marítimos chineses sob o comando de Zheng Hew entre 1405 e 1433 podem ser descritos como gigantescos. Entre 1405 e 1419, os estaleiros de Nanjing construíram mais de duas mil embarcações. Os maiores navios poderiam alcançar 134 metros de comprimento e atingir a capacidade de três mil toneladas. Os maiores tinham até 50 cabines e capacidade para embarcar 500 homens. A esquadra da primeira viagem de Zheng Hew partiu com 317 embarcações (a Espanha em 1588 tinha apenas 132 embarcações), comandando uma extraordinária força de 26800 homens (em comparação, a frota de Cabral – o maior empreendimento marítimo Português até aquele momento – tinha 1500 homens).

As viagens de Zheng levaram para a China criaturas exóticas da África e Ásia. Foi para conhecer uma girafa (na China chamada de zhi lin, animal mítico que representa a felicidade) que a corte se reuniu numa das portas de Beijing em 1415, ansiosos para contemplar o animal. A girafa se juntaria com outros animais como leões, zebras, rinocerontes e leopardos, no famoso zoológico do Imperados, conhecido como Floresta Proibida.

 


Girafa pintada sobre seda, datada de 1415: presente ao imperador chinês. Foi levada do território africano (atualmente, do Quênia) para China nos barcos do comandante Zheng Hew.

Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário