Invenções de Leonardo da Vinci


Ponte giratória


A ponte pensada pelo italiano é feita de materiais leves, mas fortes, como madeira. De fácil instalação, essa ponte pode ser enrolada e recolhida facilmente através de um complexo sistema de cordas e polias. A famosa ponte sobre o rio Tyne, em Newcastle, no Reino Unido, e a Railroad Bridge, sobre o rio Mississipi, em Minnesota, Estados Unidos, são exemplos de pontes giratórias.


Escrita reversa

Com a escrita reversa Leonardo da Vinci embaralhava a linguagem utilizada em seus diários, dificultando a leitura, uma maneira engenhosa de enganar os plagiadores da renascença que olhavam suas anotações.


Codex Atlanticus

O Codex Atlanticus, lembra, à primeira vista, uma roupa de aviador. Feita de couro, ela recobriria o corpo, incluindo jaqueta, calças e uma máscara com um par de visores para que o mergulhador conseguisse enxergar o ambiente ao seu redor.

A parte mais legal, complicada e incerta, no entanto, tem a ver com o mecanismo usado para que a pessoa conseguisse respirar debaixo da água. Os esboços mostram longos tubos flexíveis que saem da máscara e vão terminar acima da linha da superfície. Isso permitiria que as pontas desses tubos ficassem permanentemente em contato com o ar, possibilitando a respiração regular do mergulhador.


Ornitóptero

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1485. O ornitóptero é um equipamento de voo que obtém a sustentação e a propulsão a partir do movimento alternativo das asas, como ocorre com algumas aves e/ou insetos. Neste caso, a invenção de Da Vinci tinha a forma das asas de um pássaro.


Canhão de trinta e três canos

Frustrado com a demora no tempo de recarga das armas de fogo em sua época, Da Vinci resolver criar o protótipo de um canhão de trinta e três canos. O aparato deveria conter três fileiras de 11 mosquetes sobre rodas, de forma que enquanto o soldado atirava com uma fileira de armas, a outra era recarregada.



Helicóptero

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1493. Também conhecido como “parafuso voador”, este helicóptero de Da Vinci é considerado uma de suas invenções mais estranhas e, de acordo com os cientistas, de pouca utilidade: provavelmente nunca teria saído do chão e exigia o trabalho de quatro homens para funcionar. Embora fosse pouco prática, a ideia foi o pontapé para extensos estudos, até que chegamos aos helicópteros atuais.


Carro auto-propelido

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1478. Ancestral dos carros modernos, o carro auto-propelido era uma espécie de veículo que se movia sem motorista, apenas através de uma interação sequencial de molas e engrenagens. Em 2004, cientistas em um museu de Florença fizeram uma réplica do carro do inventor.


Paraquedas

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1485. Leonardo Da Vinci, desde criança, sonhava em voar e se tornou obcecado por dispositivos voadores, como podemos perceber nesta lista. Mas além de voar, era necessário cair suavemente, e para isso elaborou um paraquedas com formato piramidal. Esta invenção foi testada por Adrian Nicholas, em 2000, e funcionou perfeitamente.


Tanque blindado

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, em 1487. O tanque blindado do inventor italiano tinha o formato de um disco voador e canhões em toda a culatra, permitindo um giro de 360º. A cobertura convexa tinha como objetivo desviar dos ataques dos inimigos. Tinha capacidade para até oito pessoas.

Graças ao formato do veículo, seria possível armá-lo com uma bateria de 20 canhões dispostos em círculo, de maneira que os inimigos levariam fogo independentemente do lado por onde tentassem se aproximar. Como não havia motores movidos a diesel no século 15, o tanque de guerra, se tivesse sido construído, teria de ser impulsionado a muque humano mesmo. Oito tripulantes precisariam girar um conjunto de manivelas, propelindo as rodas do veículo.


Anemômetro

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, entre 1483 e 1486. Este anemômetro, que tinha como objetivo medir a velocidade do vento, não foi totalmente criado por Da Vinci, mas aprimorado a partir dos desenhos feitos por Leon Batista, em 1450.


Escavadeira

Utilizando um tipo de enxada acionada por pesos, cavava trincheiras mais facilmente que apenas com homens.


Rolamento

Este projeto foi desenhado, aproximadamente, entre 1498 e 1500. Apesar da existência de rolamentos ser datada de período anterior ao nascimento de Cristo, Leonardo da Vinci aprimorou o dispositivo para diminuir a fricção entre as esferas. Hoje, os rolamentos são encontrados em praticamente tudo.


Para saber mais sobre o Renascimento é só clicar abaixo!



Os conteúdos dispostos nas postagens são rascunhos, podendo apresentar erros de concordância ou ortografia. Na medida do possível tentar-se-á corrigir as imprecisões, incluir a bibliografia e rever textos e informações imprecisas.

P.S. - Se você curtiu as postagens e o blog foi útil não deixe de clicar em um dos anúncios!


Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os conteúdos dispostos nas postagens são rascunhos, podendo apresentar erros de concordância ou ortografia. Na medida do possível tentar-se-á corrigir as imprecisões, incluir a bibliografia e rever textos e informações imprecisas.

P.S. - Se você curtiu as postagens e o blog foi útil não deixe de clicar em um dos anúncios!