Questões/Simulados - A Crise de 1929 e o Brasil



1 - (Enem 2014) Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas. (FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1997). Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o(a)

a) atração de empresas estrangeiras.
b) reformulação do sistema fundiário.
c) incremento da mão de obra imigrante.
d) desenvolvimento de política industrial.
e) financiamento de pequenos agricultores.


2 - (G1) A crise de 1929, que teve início nos Estado Unidos, afetou o Brasil econômica e politicamente, provocando sobretudo:

a) a crise nas exportações industriais, prejudicando a burguesia;
b) a redução dos investimentos estrangeiros na extração do látex;
c) o aumento do desemprego nas atividades comerciais e as greves operárias;
d) um salto nas exportações devido ao desabastecimento norte-americano;
e) a crise na lavoura cafeeira, comprometendo a "República das Oligarquias".


3 - (Ufrgs 2016) Leia o segmento abaixo, sobre a história da América Latina no século XX.A Grande Depressão da década de 1930 terminou a demolição do neocolonialismo e energizou movimentos nacionalistas por toda a América Latina. Nos anos após o colapso da Bolsa de Nova York, de 1929, o volume do comércio internacional latino-americano reduziu-se à metade, em um violento espasmo. Com o avanço da década de 1930, ocorreu um importante fenômeno, um efeito colateral positivo do colapso do comércio internacional. (CHASTEEN, J. América Latina: uma história de sangue e fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 187) .O segmento faz referência a um importante fenômeno histórico na América Latina.Assinale a alternativa que indica esse fenômeno.

a) Industrialização por substituição de importações, modelo econômico que se tornaria predominante na região até os anos 1980.
b) Dependência das exportações do setor primário, com a consequente ampliação das monoculturas nos países latino-americanos.
c) Desindustrialização local decorrente do colapso do comércio internacional com os Estados Unidos, principais compradores dos manufaturados latino-americanos.
d) Adoção de políticas neoliberais, como privatizações de empresas públicas e cortes de gastos sociais, no período subsequente à Grande Depressão.
e) Transformação da América Latina na região mais industrializada do globo, a partir do colapso completo das indústrias europeias e norte-americanas, durante a década de 1930.


1 - D
2 - C
3 - A


Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário