Questões/Simulados - Integralismo (AIB - Ação Integralista Brasileira)



1 - (Ufpe) A Revolução de 1930 possibilitou uma divisão entre as oligarquias agrárias; o tenentismo provocou uma desestabilização na hierarquia militar; a fraqueza da burguesia, o chamado "vazio do poder". Que alternativa a seguir responde por esse "vazio do poder"?

a) A Revolução Constitucional de São Paulo de 1932 tentou preencher esse "vazio", procurando aliança com outros estados, como Rio Grande do Sul.
b) A deposição de Vargas em 1945 e a tentativa dos militares em chegar ao poder.
c) A formação de duas forças políticas antagônicas: a Ação Integralista Brasileira, e a Aliança Nacional Libertadora.
d) A fundação do Partido Comunista Brasileiro e sua aliança com o PTB de Vargas.
e) A política dos governadores e o aparecimento de movimentos como o de Antônio Conselheiro, em Canudos na Bahia.

2 – (G1 – cftmg 2015) Os homens e as classes, pois, podem e devem viver em harmonia. É possível ao mais modesto operário galgar uma elevada posição financeira ou intelectual. Cumpre que cada um se eleve segundo sua vocação. Todos os homens são susceptíveis de harmonização social e toda superioridade provém de uma só superioridade que existe acima dos homens: a sua comum e suprema finalidade. Esse é um pensamento profundamente brasileiro, que vem das raízes da nossa História e estará no íntimo de todos os corações.Manifesto Integralista de 7 de outubro de 1932. (In: CARONE, Edgar. A Segunda República [1930-1937]. Rio de Janeiro: Difel, 1973. p. 309). Sobre o Movimento Integralista, é correto afirmar que

a) fundamentou os princípios para a criação do Partido Comunista do Brasil.
b) foi responsável pela instalação de uma ditadura no Brasil que durou oito anos.
c) demonstrou uma concepção corporativista da sociedade comum aos regimes fascistas.
d) revelou uma visão materialista de organização a partir de princípios da ideologia socialista.

3 – (Ufscar-SP) Os anos 30 do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizados e autoritários. No Brasil,
a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo:

a) a Ação Integralista Brasileira, partido político simpatizante do fascismo, à Ação Libertadora Nacional, que lutava pela instalação de um governo popular revolucionário.
b) os anarco-sindicalistas, líderes do movimento operário em toda a Primeira República, ao Partido Comunista do Brasil, de tendência revolucionária bolchevista.
c) os católicos ultramontanos de Centro Dom Vital, situado no Rio de Janeiro, aos partidários do fascismo italiano e, sobretudo, do nazismo hitlerista.
d) a socialdemocracia, representada pelo Partido Democrático de São Paulo, às tendências políticas autoritárias do movimento tenentista.
e) os constitucionalistas paulistas, que haviam combatido na Revolução de 1932, ao Estado Novo, dominado pelo presidente Getúlio.

4 – (FUVEST) Com respeito à Ação Integralista no Brasil, na década de 1930, é correto afirmar que

a) foi uma cópia fiel do fascismo italiano, inclusive nas cores escolhidas para o uniforme usado nas manifestações públicas.
b) foi um movimento sem expressão política, pois não tinha líderes intelectuais, nem adesão popular.
c) tinha como principais marcas o nacionalismo, a base sindical corporativa e a supremacia do Estado.
d) elegeu católicos, comunistas e positivistas como antagonistas mais significativos.
e) foi um movimento financiado pelo governo getulista, o que explica sua sobrevivência.

5 – (Ufpi 2008) Os acontecimentos históricos ocorrem, sempre, em conexão com outros acontecimentos, de modo que, quando falamos de uma época estamos nos referindo a um ambiente dentro do qual os acontecimentos expressam limitam as ações dos sujeitos. Pode-se dar o seguinte exemplo para essa afirmação: em 1932, sob a liderança do literato Plínio Salgado, foi organizado, no Brasil, um movimento político cuja inspiração vinha da Europa, sendo profundamente influenciado por um movimento político europeu em ascensão na época, o qual apresentava como uma de suas metas prioritárias combater um outro movimento político em expansão na Europa. Os três movimentos referidos são, respectivamente:

a) O Integralismo, o Fascismo e o Nazismo.
b) O Liberalismo, o Socialismo e o Comunismo.
c) Expansionismo, o Nacionalismo e Anarquismo.
d) O Integralismo, o Nazi-Fascismo e o Comunismo.
e) O Anarquismo, o Comunismo e o Integralismo.

6 – (G1) Observe o cartaz abaixo. A AIB - criada pelo escritor Plínio Salgado – defendia, EXCETO:
Propaganda do Integralismo. Capa da Revista Anauê. Orgão do AIB.
Propaganda do Integralismo. Capa da Revista Anauê. Órgão do AIB.

a) Um Estado anticomunista.
b) Um Estado comunista.
c) Um Estado militarizado.
d) Um Estado nacionalista.

7 – A partir do fim da Primeira Guerra Mundial, os movimentos e ideias totalitários e autoritários começaram a ganhar força na Europa. Em 1922, Mussolini assumiu o poder na Itália; Stalin foi construindo seu poder absoluto na União Soviética; o nazismo se tornou vitorioso na Alemanha, em 1933. No Brasil, o integralismo foi muito eficaz na utilização de rituais e símbolos: o culto da personalidade do chefe nacional, as cerimônias de adesão, os desfiles dos “camisas-verdes”, ostentando braçadeiras com a letra grega sigma (∑), utilizada na matemática como símbolo de integral. (Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado) A respeito do integralismo, representado pela Ação Integralista Brasileira (AIB), é correto afirmar que

a) mesmo no auge do movimento (fins de 1937), não atraiu um número significativo de adeptos se comparado ao alto grau de mobilização política existente no país.
b) embora se definisse como uma doutrina cujo conteúdo era mais cultural do que econômico, pretendia estabelecer o controle do Estado sobre a economia.
c) baseavam seu movimento em temas revolucioná- rios, como a luta contra o imperialismo, a reforma agrária e a crítica às religiões e aos preconceitos.
d) defendia a representação individual dos cidadãos nas relações com o Estado sem a participação de organizações profissionais e de entidades culturais.
e) se baseava em preceitos agnósticos e revolucioná- rios como a mobilização em grande escala da sociedade, a luta de classes e a reforma agrária.

8 – De acordo com a estrofe do hino, da imagem da revista e seus conhecimentos sobre o integralismo, indique a alternativa que contém uma característica incorreta do integralismo.
“Olha a Pátria que desperta,
Mocidade varonil,
Marcha, marcha e brada alerta,
Anauê pelo Brasil.”
Estrofe do hino oficial da AIB, apud TRINDADE, H. Integralismo, 198.
 “Olha a Pátria que desperta,
Mocidade varonil,
Marcha, marcha e brada alerta,
Anauê pelo Brasil.”
Estrofe do hino oficial da AIB, apud TRINDADE, H. Integralismo, 198.

a) Nacionalismo.
b) Utilização das cores da bandeira do Brasil, como o verde da camisa.
c) Utilização de simbologias patrióticas e de unidade, como veículo de propaganda política.
d) Internacionalismo.
e) Convocação da juventude para a adesão ao movimento político.

9 – (UFV) Durante a Era Vargas, notadamente no período de 1934-37, houve uma polarização ideológica entre a direita fascista, nucleada em torno do Movimento Integralista de Plínio Salgado, e a esquerda aliancista, tendo à frente o PCB de Luís Carlos Prestes. A respeito do Integralismo, qual das características abaixo NÃO fazia parte de seu ideário?

a) Nacionalismo.
b) Militarismo.
c) Monopartidarismo.
d) Liberalismo.
e) Anticomunismo.

10 – (IFCE 2011) O período Constitucional da Era Vargas, que se estende de 1934 a 1937, foi marcado por tempos difíceis e conturbados. Melhor identifica esse período:

a) teve lugar um movimento de rebeldia conhecido como Revolução Constitucionalista, que exigia que se fizesse uma nova constituição para o país.
b) foi instituída uma nova moeda para o país – o cruzado – como forma de estabilizar o país que sofria os efeitos da crise de 1929.
c) pela primeira vez na história do país, um governante era processado por crime político (impeachment), perdendo seu mandato.
d) tem lugar a luta entre duas forças: “nacionalistas” e “entreguistas”, ocasião em que acontece a nacionalização do petróleo – “o petróleo é nosso”.
e) foram firmados dois movimentos antagônicos, que refletiam, aqui, o crescimento das ditaduras na Europa: a Ação Integralista Brasileira (fascista) e a Aliança Nacional Libertadora (comunista).

11 – (UNEMAT/MT) Entre 1930 e 1937, a sociedade brasileira presenciou forte polarização política, tendo, de um lado, a Aliança Integralista Brasileira (AIB) e, de outro, a Aliança Nacional Libertadora (ANL). Sobre essas duas frentes de luta, pode-se afirmar.
a) A AIB estava constituída de várias correntes políticas, entre elas, os tenentes, os comunistas e socialistas.
b) A ANL foi criada com o objetivo de combater a ameaça comunista.
c) A ANL teve a adesão de comunistas com o objetivo de conter o crescimento do movimento fascista representado pela AIB.
d) Apesar da polarização ideológica entre a ANL e a AIB, a polícia conseguiu evitar confrontos nas manifestações realizadas pelas duas frentes.
e) Não há nenhuma relação entre o golpe do Estado Novo, em 1937, e os conflitos e entre a ANL e a AIB com a consequente radicalização do quadro político no Brasil.

Gabarito
1 - C
2 - C
3 - A
4 - C
5 - D
6 - B
7 - B
8 - D
9 - D
10 - E
11 - D


Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário