Questões/Simulados - ANL (Aliança Nacional Libertadora)



1 – (Ufmg) Leia o texto. "A enorme simpatia da massa popular às lutas revolucionárias de novembro, especialmente em Pernambuco, Rio Grande do Norte e demais estados do nordeste [faziam surgir] naturalmente os grupos guerrilheiros, cada dia em maior número, em todo o País, especificamente no nordeste, heroicos brasileiros - operários, camponeses, soldados, populares - levantam, de armas nas mãos, o cartel do desafio lançado à Nação por Getúlio e seus amigos imperialistas. [...] A insurreição de novembro foi o início de grandes combates. As guerrilhas são uma forma de seu prosseguimento."
Esse trecho, extraído de um folheto de época, faz referência a um movimento da história do Brasil republicano provocado pelo(a)

a) desejo de Getúlio de se aliar aos nacional libertadores para combater o imperialismo.
b) denúncia de que o movimento de libertação nacional preparava a morte de Getúlio.
c) revolta dos comunistas com a violência da reação de Getúlio ao movimento de 1935.
d) embate entre getulistas e prestistas por ocasião do massacre da Coluna.

2 – (Unesp) Decretada a extinção da Aliança Nacional Libertadora em 1935, seus membros, os não moderados, organizaram a insurreição comunista que foi abafada pelo Governo Vargas. Assinale a alternativa que apresenta a ação política subsequente e relacionada com a referida insurreição:

a) A proposta anti-imperialista e antilatifundiária, contida no programa da ANL, foi completamente abandonada.
b) Vargas, em proveito de seus planos ditatoriais, explorou o temor que havia ao comunismo.
c) Dois meses após a Intentona, todos os presos políticos que aguardavam julgamento, foram colocados em liberdade.
d) A campanha anticomunista das classes dominantes contribuiu para que Vargas abandonasse seus planos continuístas.
e) Os revoltosos só se renderam depois de proclamada a suspensão definitiva do pagamento da dívida externa.
  
3 – (Ufpe) A Revolução de 1930 possibilitou uma divisão entre as oligarquias agrárias; o tenentismo provocou uma desestabilização na hierarquia militar; a fraqueza da burguesia, o chamado "vazio do poder". Que alternativa a seguir responde por esse "vazio do poder"?

a) A Revolução Constitucional de São Paulo de 1932 tentou preencher esse "vazio", procurando aliança com outros estados, como Rio Grande do Sul.
b) A deposição de Vargas em 1945 e a tentativa dos militares em chegar ao poder.
c) A formação de duas forças políticas antagônicas: a Ação Integralista Brasileira, e a Aliança Nacional Libertadora.
d) A fundação do Partido Comunista Brasileiro e sua aliança com o PTB de Vargas.
e) A política dos governadores e o aparecimento de movimentos como o de Antônio Conselheiro, em Canudos na Bahia.

4 – (Ufscar-SP) Os anos 30 do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizados e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo:

a) a Ação Integralista Brasileira, partido político simpatizante do fascismo, à Ação Libertadora Nacional, que lutava pela instalação de um governo popular revolucionário.
b) os anarco-sindicalistas, líderes do movimento operário em toda a Primeira República, ao Partido Comunista do Brasil, de tendência revolucionária bolchevista.
c) os católicos ultramontanos de Centro Dom Vital, situado no Rio de Janeiro, aos partidários do fascismo italiano e, sobretudo, do nazismo hitlerista.
d) a socialdemocracia, representada pelo Partido Democrático de São Paulo, às tendências políticas autoritárias do movimento tenentista.
e) os constitucionalistas paulistas, que haviam combatido na Revolução de 1932, ao Estado Novo, dominado pelo presidente Getúlio.

5 – (Ufmg 2010) Leia estes versos: Mataram-nos à traição quando dormiam, E foram companheiros que os mataram Não foi a guerra, foi o crime que os matou Dormiam no quartel, de madrugada, Mas a seu lado, Em sinistra vigília, Companheiros sem alma conspiravam, Sem alma porque a tinham vendido Ao estrangeiro de vestes vermelhas.... Eram os filhos malditos de Caim. (MAUL, Carlos. Toque de Silêncio). É CORRETO afirmar que, nesses versos, o autor faz referência

a) à insurreição de novembro de 1935.
b) à Revolução Constitucionalista de 1932.
c) à Revolução de Outubro de 1930.
d) ao golpe civil-militar de 1964.


6 – (Ufpi 2008) Os acontecimentos históricos ocorrem, sempre, em conexão com outros acontecimentos, de modo que, quando falamos de uma época estamos nos referindo a um ambiente dentro do qual os acontecimentos expressam limitam as ações dos sujeitos. Pode-se dar o seguinte exemplo para essa afirmação: em 1932, sob a liderança do literato Plínio Salgado, foi organizado, no Brasil, um movimento político cuja inspiração vinha da Europa, sendo profundamente influenciado por um movimento político europeu em ascensão na época, o qual apresentava como uma de suas metas prioritárias combater um outro movimento político em expansão na Europa. Os três movimentos referidos são, respectivamente:

a) O Integralismo, o Fascismo e o Nazismo.
b) O Liberalismo, o Socialismo e o Comunismo.
c) O Integralismo, o Nazi-Fascismo e o Comunismo.
d) O Expansionismo, o Nacionalismo e Anarquismo.
e) O Anarquismo, o Comunismo e o Integralismo.

7 – (UFG/GO) Em março de 1934, Luís Carlos Prestes fundou uma frente popular, a Aliança Nacional Libertadora, que objetivava atrair setores democráticos e antifascistas da sociedade para um programa de reformas políticas e sociais. O governo de Vargas perseguiu Prestes devido à:

a) emergência de regimes autoritários na Europa influenciando a organização partidária no Brasil;
b) cooptação dos sindicatos pelo Estado, com suas sedes tornando-se locais da propaganda oficial;
c) proposta política de estabelecer um governo revolucionário no Brasil alinhado com a União Soviética;
d) organização da Ação Integralista Brasileira, que defendia um projeto de Estado autoritário para o país;
e) rivalidade entre integralistas e aliancistas, os quais mobilizaram o país, ampliando o clima de confrontos.

8 – (Unesp) Decretada a extinção da Aliança Nacional Libertadora em 1935, seus membros, os não moderados, organizaram a insurreição comunista que foi abafada pelo Governo Vargas. Assinale a alternativa que apresenta a ação política subsequente e relacionada com a referida insurreição:

a) A proposta anti-imperialista e antilatifundiária, contida no programa da ANL, foi completamente abandonada.
b) Vargas, em proveito de seus planos ditatoriais, explorou o temor que havia ao comunismo.
c) Dois meses após a Intentona, todos os presos políticos que aguardavam julgamento, foram colocados em liberdade.
d) A campanha anticomunista das classes dominantes contribuiu para que Vargas abandonasse seus planos continuístas.
e) Os revoltosos só se renderam depois de proclamada a suspensão definitiva do pagamento da dívida externa.

9 – (IFCE 2011) O período Constitucional da Era Vargas, que se estende de 1934 a 1937, foi marcado por tempos difíceis e conturbados. Melhor identifica esse período:

a) teve lugar um movimento de rebeldia conhecido como Revolução Constitucionalista, que exigia que se fizesse uma nova constituição para o país.
b) foi instituída uma nova moeda para o país – o cruzado – como forma de estabilizar o país que sofria os efeitos da crise de 1929.
c) pela primeira vez na história do país, um governante era processado por crime político (impeachment), perdendo seu mandato.
d) tem lugar a luta entre duas forças: “nacionalistas” e “entreguistas”, ocasião em que acontece a nacionalização do petróleo – “o petróleo é nosso”.
e) foram firmados dois movimentos antagônicos, que refletiam, aqui, o crescimento das ditaduras na Europa: a Ação Integralista Brasileira (fascista) e a Aliança Nacional Libertadora (comunista).

10 – (UNEMAT/MT) Entre 1930 e 1937, a sociedade brasileira presenciou forte polarização política, tendo, de um lado, a Aliança Integralista Brasileira (AIB) e, de outro, a Aliança Nacional Libertadora (ANL). Sobre essas duas frentes de luta, pode-se afirmar.

a) A AIB estava constituída de várias correntes políticas, entre elas, os tenentes, os comunistas e socialistas.
b) A ANL foi criada com o objetivo de combater a ameaça comunista.
c) A ANL teve a adesão de comunistas com o objetivo de conter o crescimento do movimento fascista representado pela AIB.
d) Apesar da polarização ideológica entre a ANL e a AIB, a polícia conseguiu evitar confrontos nas manifestações realizadas pelas duas frentes.
e) Não há nenhuma relação entre o golpe do Estado Novo, em 1937, e os conflitos e entre a ANL e a AIB com a consequente radicalização do quadro político no Brasil.

11 – (Ufu 2015) Os anos que antecederam ao Estado Novo foram de efervescência e disputa política. Essa situação tinha a ver com a diversidade das forças que se haviam aglutinado em torno da Aliança Liberal, a coligação partidária oposicionista que em 1929 lançou a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República. Enquanto alguns dos que aderiram à Aliança Liberal faziam oposição sistemática ao regime, outros ali ingressaram apenas por discordar do encaminhamento dado pelo então presidente Washington Luís. (PANDOLFI, Dulce Chaves. Os anos 1930: as incertezas do regime. In: FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília Neves de Almeida (orgs.). O Brasil Republicano. O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p.17.). A instabilidade política no período de 1930 a 1937 estava associada, entre outros fatores,

a) ao caráter liberal e pouco intervencionista do governo Vargas, o que provocou a insatisfação dos industriais, desejosos de medidas estatais de estímulo à economia.
b) ao crescimento das oposições a Vargas, vindas especialmente das oligarquias derrotadas em 1930 e do nascente movimento comunista.
c) ao avanço do movimento tenentista, que passou a organizar ações armadas contra o governo Vargas, como a Intentona de 1935.
d) à inexistência, durante este período, de uma Constituição, o que aumentou a insatisfação das forças de oposição, como as oligarquias de Minas e São Paulo.

Gabarito
1 - C
2 - B
3 - C
4 - A
5 - A
6 - C
7 - C
8 - B
9 - E
10 - D
11 - E

Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário