Questões/Simulados - Intentona Comunista de 1935



1 – (Ufscar-SP) Os anos 30 do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizados e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo:


a) a Ação Integralista Brasileira, partido político simpatizante do fascismo, à Ação Libertadora Nacional, que lutava pela instalação de um governo popular revolucionário.
b) os anarco-sindicalistas, líderes do movimento operário em toda a Primeira República, ao Partido Comunista do Brasil, de tendência revolucionária bolchevista.
c) os católicos ultramontanos de Centro Dom Vital, situado no Rio de Janeiro, aos partidários do fascismo italiano e, sobretudo, do nazismo hitlerista.
d) a socialdemocracia, representada pelo Partido Democrático de São Paulo, às tendências políticas autoritárias do movimento tenentista.
e) os constitucionalistas paulistas, que haviam combatido na Revolução de 1932, ao Estado Novo, dominado pelo presidente Getúlio.

2 – (Ufmg 2010) Leia estes versos: Mataram-nos à traição quando dormiam, E foram companheiros que os mataram Não foi a guerra, foi o crime que os matou Dormiam no quartel, de madrugada, Mas a seu lado, Em sinistra vigília, Companheiros sem alma conspiravam, Sem alma porque a tinham vendido Ao estrangeiro de vestes vermelhas.... Eram os filhos malditos de Caim. (MAUL, Carlos. Toque de Silêncio). É CORRETO afirmar que, nesses versos, o autor faz referência

a) à insurreição de novembro de 1935.
b) à Revolução Constitucionalista de 1932.
c) à Revolução de Outubro de 1930.
d) ao golpe civil-militar de 1964.

3 – (UFG/GO) Em março de 1934, Luís Carlos Prestes fundou uma frente popular, a Aliança Nacional Libertadora, que objetivava atrair setores democráticos e antifascistas da sociedade para um programa de reformas políticas e sociais. O governo de Vargas perseguiu Prestes devido à:

a) emergência de regimes autoritários na Europa influenciando a organização partidária no Brasil;
b) cooptação dos sindicatos pelo Estado, com suas sedes tornando-se locais da propaganda oficial;
c) proposta política de estabelecer um governo revolucionário no Brasil alinhado com a União Soviética;
d) organização da Ação Integralista Brasileira, que defendia um projeto de Estado autoritário para o país;

4 – (Unesp) Decretada a extinção da Aliança Nacional Libertadora em 1935, seus membros, os não moderados, organizaram a insurreição comunista que foi abafada pelo Governo Vargas. Assinale a alternativa que apresenta a ação política subsequente e relacionada com a referida insurreição:

a) A proposta anti-imperialista e antilatifundiária, contida no programa da ANL, foi completamente abandonada.
b) Vargas, em proveito de seus planos ditatoriais, explorou o temor que havia ao comunismo.
c) Dois meses após a Intentona, todos os presos políticos que aguardavam julgamento, foram colocados em liberdade.
d) A campanha anticomunista das classes dominantes contribuiu para que Vargas abandonasse seus planos continuístas.
e) Os revoltosos só se renderam depois de proclamada a suspensão definitiva do pagamento da dívida externa.

5 – (PUCCamp SP/2013) A prisão, em 1936, do autor de Memórias do Cárcere relaciona-se ao contexto histórico em que se insere o movimento conhecido como

a) Revolta Armada, que apoiada em vários setores sociais liderados por frações das oligarquias descontentes com o exclusivismo paulista sobre o poder republicano federal, foi responsável pela Revolução de 1930.
b) Cívico MMDC, que iniciou os preparativos para a luta armada em favor da redemocratização do país e a convocação de uma Assembleia Constituinte para elaborar uma nova Constituição mais liberal e cidadã.
c) Campanha Civilista, que visava a derrubada do governo representante da oligarquia e a aprovação imediata de medidas para que o país retomasse a normalidade política e a ampliação da participação popular.
d) Intentona Comunista, que serviu de pretexto para o governo desencadear violenta repressão a todos os participantes e simpatizantes do comunismo, ou apenas suspeitos de simpatizar, e aos inimigos do regime.
e) Revolução Paulista de 1924, movimento de caráter nacional, mas que ficou limitado na cidade de São Paulo, onde elementos da poderosa Força Pública, sublevaram- se, tomando pontos estratégicos da cidade.

6 – (Mackenzie SP) (...) Parecera-me então que a demagogia tenentista, aquele palavrório chocho, nos meteria no atoleiro. Ali estava o resultado: ladroagens, uma onda de burrice a inundar tudo, confusão, mal-entendidos, charlatanismo, energúmenos microcéfalos vestidos de verde a esgoelar-se em discursos imbecis, a semear delações. O levante do 3º Regimento e a revolução de Natal haviam desencadeado uma perseguição feroz. Tudo se desarticulava, sombrio pessimismo anuviava as almas, tínhamos a impressão de viver numa bárbara colônia alemã. Pior: numa colônia italiana.
Este trecho das Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos, se refere a um período dos mais conturbados da vida política brasileira. Trata-se:

a) da luta das tropas federais de Artur Bernardes contra os militares da Coluna Prestes, em 1927.
b) das agitações de rua e prisões provocadas pela deposição do presidente Washington Luís, em 1930.
c) da repressão movida pelo governo de Getúlio Vargas contra seus adversários políticos, em seguida à Intentona Comunista de 1935.
d) das prisões de militantes do movimento integralista após a tentativa fracassada de golpe contra o Estado Novo, em 1938.
e) da perseguição política aos militares de esquerda e aos intelectuais comunistas após a instauração do regime militar, em abril de 1964.

Gabarito
1 - A
2 - A
3 - C
4 - B
5 - D
6 - C

Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário