Alegoria da República


Na imagem abaixo (conhecida como Alegoria da República) líderes republicanos, com o marechal Deodoro à frente, entregam a bandeira à nação brasileira, simbolizada por uma mulher.




Reprodução do quadro a óleo Alegoria da República, de pintor baiano desconhecido, 1889. 


Alegoria é a exposição de um pensamento sob forma figurada, ou seja, se procura representar uma coisa para dar a ideia de outra. Veja um exemplo através da fábula de Esopo conhecida como “O leão e a rã”: 

Certa vez, um leão, ao passar perto de um pântano, ouviu uma rã coaxar muito alto e com muita força. Dirigiu-se então na direção do som, supondo que ia encontrar um animal grande e possante, correspondente ao barulho que fazia. Por isso, ao avançar, nem reparou na pequena rã e pôs-lhe a pata em cima. “Vê lá onde pões os pés!”, gritou a rã. O leão olhou, admirado, e disse: “Se és assim tão pequena, porque é que fazes tanto barulho?”. 

Se substituirmos a rã por “o Orgulho” e o leão por “o Poder”, transformamos a fábula numa alegoria.


Para saber mais sobre o Brasil Império é só clicar nos links abaixo!

Imago História

3 comentários:

  1. Our History The Imago is very very cool!
    by: Fábio Lucas too

    ResponderExcluir
  2. The blog is too cool story imago

    ResponderExcluir
  3. Uau é muito legal o blog imago!!!
    yeah yeah!!



    color is the way we live!!!!

    IMAGO HISTORIA eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeebbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir