Primeira Guerra Mundial (2 de 4) - As Alianças e o assassinato de Francisco Ferdinando




Entre os anos de 1871 e 1914 não ocorreram guerras que levassem as potencias europeias a transpassar as suas fronteiras nacionais. Essa situação, contudo, estava prestes a mudar. Um eminente confronto entre as grandes nações imperialistas parecia para alguns apenas uma questão de tempo.

Foi exatamente o que aconteceu em 1914. Existia uma grande tensão na região dos Bálcãs entre a Sérvia, que pretendia unir os povos eslavos da região, incluindo a Bósnia, e o império Austro-Húngaro, que havia anexado à Bósnia em 1908.

Devido à tensão, o governo austro-húngaro enviou o herdeiro do trono o arquiduque Francisco Ferdinando, e sua mulher, Sofia, a uma visita a Saravejo, capital da Bósnia. Porém em 28 de junho, dia de sua chegada a Saravejo, em meio às comemorações de um dia festivo para os sérvios, o casal é assassinado por um estudante ligado à organização secreta Mão Negra, grupo contrário aos planos do herdeiro do trono austro-húngaro e pró-Sérvia. 

O estopim da primeira guerra mundial ocorreu de forma inusitada. Chegando a Saravejo de trem Francisco Ferdinando e sua esposa saiu em um carro aberto até o local onde ocorreria a recepção oficial. Ao longo do percurso membros da organização Mão Negra estavam preparados com armas e bombas. Os terroristas atacaram a comitiva, mas erraram o alvo acertando um dos carros que seguia a comitiva, mas sem qualquer dano ao arquiduque. Com a tentativa frustrado o grupo se dispersou, e Gavrilo Princip, tomava um café na rua Franz Joseph antes de partir. Horas depois, ao retornar da recepção o carro de Francisco Ferdinando passou diante de Gavrilo, que sacou sua arma e atirou no casal ilustre, que morreu no caminho até o hospital.



No total, oito homens foram presos. Princip foi condenado à pena máxima: 20 anos de prisão. O que ele desejava, no entanto, era morrer. "Minha vida já está arruinada. Eu sugiro que me preguem em uma cruz e me queimem vivo. Meu corpo em chamas será uma tocha para iluminar meu povo no caminho para a liberdade", declarou.



O império Austro-Húngaro esperou três semanas para levar a cabo sua retaliação (tempo necessário para organizar uma ação militar) e com o apoio incondicional da Alemanha (sua aliada) encaminhou um ultimato à Sérvia, com uma série de exigências, inclusive, outorgando-se o direito de interferir nas investigações que apuravam os responsáveis pelo assassinato de arquiduque com o respectivo julgamento dos culpados. A não aceitação de todos os termos do ultimato fez com que o Império Austro-Húngaro declarasse guerra a Sérvia, bombardeando a cidade de Belgrado.

A partir desse momento as alianças foram automaticamente acionadas: a Rússia, aliada da Sérvia coloca seu exército em ação, deslocando tropas para os Bálcãs; a Alemanha responde imediatamente aos russos e coloca suas tropas em marcha, atravessando o território belga (que interessava a Alemanha, mas se colocava como um país neutro); é a vez, então, da França e do Império Britânico socorrerem a Bélgica.

Deve destacar que o estopim coloca em funcionamento dois poderosos blocos de alianças que já haviam sido formados:

  • De um lado os países da Tríplice Aliança (formada em 1882) por Alemanha, Itália (que se declarou neutra no início dos conflitos), Império Austro-Húngaro e o Império Otomano (que entrou na aliança em 1914, após o início da guerra).

  • Do outro lado, a Tríplice Entente (formada em 1907), com Inglaterra, França, Rússia e o Japão (que entrou em 1914, também após o início dos confrontos).


O pavio havia sido acesso, e daquele momento em diante a guerra envolveria todas as grandes potências. A “era da catástrofe” estava apenas começando.



Na imagem temos uma sátira que é favorável à Alemanha, onde a Rússia a França e a Grã-Bretanha aparecem como os “pacíficos amigos”. É claro, o que a caricatura pretende é realçar exatamente o contrário, ou seja, a suposta responsabilidade desses países no conflito.


Os conteúdos dispostos nas postagens são rascunhos, podendo apresentar erros de concordância ou ortografia. Na medida do possível tentar-se-á corrigir as imprecisões, incluir a bibliografia e rever textos e informações imprecisas.

P.S. - Se você curtiu as postagens e o blog foi útil não deixe de clicar em um dos anúncios!


Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os conteúdos dispostos nas postagens são rascunhos, podendo apresentar erros de concordância ou ortografia. Na medida do possível tentar-se-á corrigir as imprecisões, incluir a bibliografia e rever textos e informações imprecisas.

P.S. - Se você curtiu as postagens e o blog foi útil não deixe de clicar em um dos anúncios!