Pensamento Socialista (1 de 4) - Principais características do pensamento socialista



Fruto da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, o século XIX será marcado pela consolidação do poder da burguesia, do mundo industrial e da ordem capitalista. Contudo, essa nova ordem terá consequências funestas, como a precarização das condições de trabalho (com salários miseráveis, péssimas condições de habitação, exploração desenfreada dos trabalhadores) e uma nova e fundamental divisão do mundo entre uma camada de indivíduos muito ricos e uma massa de despossuídos, ou o proletariado.

Muitos indivíduos não concordavam com essa ordem marcada pela tirania dos interesses econômicos, onde se buscava por meio da exploração a potencialização dos lucros. Esses homens não acreditavam que o capitalismo desenfreado levasse a solução dos problemas sociais, ao contrário, acreditavam que estava em curso um processo de concentração de riquezas e espoliação dos trabalhadores. Partindo da observação da realidade na qual viviam esses pensadores vão propor novos modelos de sociedade, e passarão a ser conhecidos como “pensadores socialistas”. 

Dentro do pensamento “socialista” existe uma diversidade de propostas de uma sociedade melhor. Para clarificar um pouco o conceito, podemos dizer que, de uma forma geral, os socialistas pensam uma sociedade que prime pelo bem comum, onde normalmente não existe propriedade privada e se tem uma divisão igualitária da riqueza.




Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário