Renascimento (2 de 3) - O pioneirismo das cidades italianas


Os ideais renascentistas ganharam dinamismo, sobretudo nas cidades italianas, entre as principais Veneza e Gênova, Florença, Siena e Milão. Entre os fatores que explicam o pioneirismo das cidades italianas deve se destacar:


O acumulo de riquezas proporcionadas pelo intercâmbio comercial e o monopólio comercial do Mar Mediterrâneo, fruto direto do movimento das Cruzadas, que possibilitava, inclusive, um intenso intercambio cultural. 

A vigorosa tradição clássica presente na Península Ibérica, pelo simples fato de ter sido o berço do Império Romano. Como vimos o humanismo levava em conta uma retomada dos ideais clássicos greco-romanos, e nesse sentido, as cidades italianas ofereciam uma grande quantidade de ruínas e obras de arte que passaram a despertar grande interesse nos artistas e pensadores humanistas. 

O fracionamento político. A Itália da época do renascimento não tinha uma unidade política, muito ao contrário era constituído de inúmeras cidades-estados que competiam entre si. Essa competição levou as grandes famílias das cidades italianas – que haviam acumulado muita riqueza – ao financiamento de inúmeros artistas e construções de grandes obras arquitetônicas. 

Os chamados mecenas, das ricas cidades italianas funcionavam como patrocinadores, encomendando obras aos artistas da renascença, em especial, a cidade de Florença.


Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário