Urbanização (3 de 7) - A urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos


Existem algumas particularidades que diferenciam a urbanização dos países chamados “desenvolvidos” em relação aos países “subdesenvolvidos”, entre elas, pode-se destacar:

Nos países desenvolvidos a Revolução Industrial ocasionou a precarização das condições de trabalho e das condições urbanas. Contudo, com o passar das décadas os trabalhadores se organizaram e conseguiram melhorar as condições de vida e por conseqüência a urbanização dos bairros proletários.

As guerras mundiais, aos destruírem muitas cidades também impuseram a necessidade da reconstrução, e com isso muitas vezes melhorando as condições urbanas.

A melhor distribuição de riquezas nos países desenvolvidos criou um padrão de cidades de médio porte com algo em torno de 500 mil habitantes.

Por sua vez, outros fatores marcam a industrialização dos chamados países “subdesenvolvidos”. No século XX, devido à divisão internacional do trabalho, muitas empresas passaram a se instalar nos países pobres, buscando acesso facilitado à mão-de-obra, matéria-prima, além de outros benefícios como a isenção de impostos. Esse fator, aliado à péssima distribuição de renda, e a péssima condição de vida dos trabalhadores rurais, fez com que milhares de pessoas migrassem do meio rural para os pólos industriais em busca de uma vida melhor (êxodo rural) ocasionando uma absoluta desestruturação dos centros urbanos.


Esse processo, em condições extremas cedeu lugar à chamada macrocefalia urbana, ou seja, um crescimento desordenado de cidades que acabam concentrando até 50% da população do país. Veja o peso de algumas cidades comparando-se com a população total e com a população urbana de seu país (em percentual).


Um caso a parte nesse processo caótico de ocupação dos centros urbanos é o caso dos Estados Unidos. Apesar de desenvolvido, os Estados Unidos tiveram problemas sociais sérios com muitas cidades com um alto índice populacional. A resolução ocorreu com a criação de cidades de entorno, ou seja, bairros residenciais altamente estruturados fora do tecido urbano.

Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário