Revolução Industrial (4 de 5): Movimentos de Contestação


Além do próprio desenvolvimento do socialismo, que ganharia novos contornos com Karl Marx, o péssimo ambiente das fábricas – sujo, escuro, com poucas condições de ventilação, muitas vezes sem banheiros e permeado por constantes ameaças e castigos – levou inúmeros operários a se revoltarem com as péssimas condições de trabalho. 



Entre os principais movimentos pode-se destacar o Luddismo e o Cartismo. O termo Luddismo deriva de um dos principais líderes do movimento Ned Ludd. Os Luddistas se opunham à mecanização do trabalho proporcionada pela Revolução Industrial, na medida em que essa incorporação tecnológica diminuía os postos de trabalho – apesar de não eliminar o trabalhador. Como principais estratégias destruíam máquinas, equipamentos, e algumas vezes atacavam as casas dos industriais. O movimento teve grande expressão a partir de 1810, mas acabou se esvaziando na proporção em que eram brutalmente reprimidos – com inúmeras execuções – e que os movimentos sindicalistas se organizavam. 


O cartismo, por sua vez, diz respeito a um movimento que teve início na década de 1830, que procurava pressionar o Parlamento Inglês com a intenção de buscar conquistas para a classe trabalhadora. O nome cartismo deriva da Carta do Povo, escrita por William Lovett e enviada ao Parlamento contendo entre outras exigências o direito de voto para os homens – operários não votavam – a representação dos trabalhadores no Parlamento e o voto secreto. O movimento não teve êxito em sua totalidade, mas serviria de inspiração para inúmeras manifestações socialistas e, mais tarde, comunistas em prol dos direitos dos trabalhadores, além de, gradativamente obterem importantes conquistas como a regulamentação do trabalho infantil e feminino e da jornada de trabalho de 10 horas. 

Outro importante movimento foram as chamadas Trade Unions, que nada mais eram do que associações formadas pelos proletariado e que, a partir da segunda metade do século XIX formariam os sindicatos. Os sindicatos tornar-se-iam o local perfeito para a disseminação das ideias socialistas e comunistas e para a luta organizada em prol de conquistas para os trabalhadores. 


Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário