Globalização (3 de 6) - Época do expansionismo mercantilista ou capitalismo comercial


Essa fase começa com as Grandes Navegações e se estende até o século XVIII.

Inicialmente, esse grande impulso da globalização e marcado pelo estabelecimento de feitorias, ou postos comerciais pelo mundo – quase sempre sendo necessário o apoio dos canhões europeus para garantir seus interesses.

Nessa fase, se tem, igualmente, a migração de milhares de europeus e africanos para o continente americano, com o objetivo de colonizar as novas terras “descobertas” visando à exploração das riquezas naturais ou o desenvolvimento das monoculturas para exportação (as chamadas colônias de exploração).

Tendo como objetivo conseguir mão-de-obra para o desenvolvimento das plantações a América vai receber mais de 11 milhões de africanos que, escravizados, constituirão a principal mão-de-obra em países como o Brasil (quase a metade desses escravos aportou no Brasil). Na região da América do Norte, tivemos ainda a formação das colônias de povoamento, geralmente de migrantes puritanos que fugiam das perseguições religiosas e intentavam um novo começo na América.

De forma geral a relação entre metrópoles e colônias era pautada pelo Pacto Colonial, onde o colônia somente poderia manter relações comerciais com a metrópole (exclusivismo comercial). Temos nesse âmbito a primeira DIT (divisão internacional do trabalho) onde a colônia deveria fornecer matérias-primas e adquirir os produtos manufaturados da metrópole.

Uma das consequências desse processo de integração capitalista e globalização foram a catástrofe demográfica indígena, onde em algumas regiões a população de nativos foi reduzida em mais de vinte vezes tendo como base a população original. A violência, as doenças e a utilização do trabalho compulsório dos indígenas destruíram em muitos locais as suas formas de vida.


O principal objetivo e característica econômica dessa fase do capitalismo comercial foi o acúmulo de riquezas, de todas as formas possíveis e imagináveis. Entre os pontos fundamentais da chamada política mercantilista, pode-se destacar:

  • Balança comercial favorável – Exportar mais do que importar.
  • Protecionismo – Proteção da produção de cada país.
  • Monopólio – O comercio com a colônia era exclusividade da metrópole.
  • Metalismo – A riqueza e importância de um país era medido pela quantidade de metais preciosos acumulados.


Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário