Valores (1 de 2) - Definição e características dos valores


Existe o mundo das coisas e o mundo dos valores. Sempre fazemos juízos de valores em relação a todos as coisas a partir da afetividade em relação a essa coisa, ou seja, a partir do momento em que ela nos toca, somos afetados por ela.

Definição e características acerca dos valores:

· Algo possui valor quando mantemos uma postura de não indiferença em relação a esse “algo” (podendo ser afetividade ou repulsa). Assim, atribuir valor a alguma coisa é não ficar indiferente a ela. A ciência que estuda essa relação entre os seres e o sujeito que os aprecia recebe o nome de axiologia.

· Definem-se enquanto entidades virtuais, ou seja, não existem na realidade: “Os valores valem, não são”. Não são propriedades das coisas ou das pessoas, existem enquanto abstrações. Não é um “ser”, mas uma relação e valor que se estabelece, ou seja, uma coisa é o “valor” outra coisa é o “ser”.

· São, ao menos num primeiro herdados, ou seja, recebemos por meio da transmissão da cultura à qual pertencemos.

Como exemplos dessa diferenciação de valores e culturas, existem povos onde se admite muitas mulheres para um só homem, ou onde se oferece a esposa para os visitantes, e no caso dos esquimós a recusa é uma ofensa grave. Na Tailândia o homem pode manter relações sexuais com animais, mas se for macho será condenado à morte.

Há lugares onde se criam cachorros para o consumo, na Índia a vaca é considerada um animal sagrado e na Tailândia se comem cérebros de macacos vivos. Existem locais onde os insetos são considerados iguarias, e utilizam-se na alimentação escorpiões, besouros, grilos e gafanhotos.

· Implica sempre uma relação de um sujeito com um objeto ou fato. Os valores somente existem na medida em que alguém avalia, ou adjetiva, confere um epíteto, valoriza, ou seja, são atribuídos às coisas e fatos pelas pessoas.

Quando dizemos que um livro é útil, belo ou prejudicial ou feio, não estamos referindo-nos aos atributos que o objeto tem e que podem ser percebidos pela sensibilidade. Ao chamá-lo de belo ou de Feio, nada tiramos, nem nada pomos no livro. Realizamos apenas uma valoração.

De acordo com essa interpretação, poder-se-ia dizer, que a história humana e uma valoração da atividade dos homens ao longo do tempo.

· Uma das principais características dos valores é a polaridade, ou seja, os valores sempre aparecem ligados ao binômio negativo e positivo (bonito x feito). Assim os valores positivos são aqueles que mais comumente entendemos como valores; os negativos são o seu contraponto, que recebe o nome também de “desvalor”. Contudo, há de se observar que o bem e o mal não são valores existentes em si mesmo, são as pessoas que em confronto decidem o que é bem é o que é mal.

· Guias de ação: nós decidimos e agimos a partir de valores que temos, mas, ao mesmo tempo, e até mais evidente, as nossas decisões e ações mostram os valores que temos. Exemplo: Se a igualdade de direitos é um valor importante, eu vou optar por não discriminar as pessoas. Se o ar é fundamental para o ser humano é importante não poluir a atmosfera.

· Os valores podem sofrer alterações ao longo do tempo, donde se convencionou chamar nos dias atuais “crise de valores”. Trata-se da emergência de novos valores e concepções. Um exemplo é a questão ecológica. Noutros tempos não havia uma preocupação com o meio ambiente, contudo, a preservação ambiental surge como um importante valor contemporâneo.



Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário