Questões Ambientais (3 de 5) - Camada de Ozônio


Trata-se de uma camada atmosférica localizada aproximadamente 20 km acima da superfície terrestre, composta pelo gás ozônio (oxigênio concentrado O3) que funcionando como um filtro que protege a vida terrestre da radiação ultravioleta.

Por volta de 1980 descobriu-se uma falha nessa camada protetora, o famoso “buraco da camada de ozônio” ocasionado, sobretudo, pela emissão de CFC (clorofluorcarbono, utilizado, por exemplo, na refrigeração e aerossóis) e localizado sobre a Antártida. 

Os CFC’s levam oito anos para chegar à camada de ozônio, mas quando chegam causam um grande estrago reagindo com a radiação ultravioleta formando cloro, que por sua vez reage com o ozônio desintegrando-o e formando oxigênio, que não consegue bloquear os raios ultravioletas. Uma molécula de CFC pode destruir 100 mil moléculas de ozônio. 


Por que sobre a Antártida? 

Devido ao rigoroso inverno não ocorre à circulação de correntes de ar nas camadas mais altas da atmosfera, e os poluentes atraídos de outras regiões durante o verão permanecem concentrados na região. Na atmosfera da Antártida a concentração de monóxido de cloro é cem vezes maior que em qualquer outra parte do planeta, eventualmente afetando o Sul da América. 

Entre os problemas ocasionados pela radiação ultravioleta estão doenças graves como o câncer de pele, além de redução na produção agrícola e nos ambientes aquáticos. 


Redução do tamanho do buraco? 

Neste ano a Agência Espacial Europeia e também a NASA anunciaram uma redução no tamanho do tamanho do buraco na camada de ozônio, que em termos de proporção é em média três vezes maior que o território brasileiro. Contudo, segundo os especialistas essa redução não se deve propriamente a nenhuma ação humana e sim devido a alterações na temperatura e na ação dos ventos na região da Antártida, que auxiliaram na dissipação dos gases tóxicos. Ao contrário, as previsões que se baseavam na redução da utilização do CFC e na reintegração da camada de ozônio em 2050 foram revistas e uma nova previsão para a recuperação da camada adiada para 2065.



Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário