O desenvolvimento lógico não provoca automaticamente o amadurecimento moral. O pensamento lógico é condição necessária para o amadurecimento moral, mas não suficiente. Amadurecimento moral somente e alcançado dez anos após a adolescência.
Os três níveis de moralidade de Kohlberg:
Primeiro Estágio – Nível pré-convencional (3 a8)
- A moralidade é pautada pela heteronomia.
- Obedece-se a fim de evitar a punição ou para merecer a recompensa.
- Em relação aos outros indivíduos prevalece o egocentrismo, com a satisfação das vontades próprias sem a noção de alteridade (por exemplo, o que eu ganho com isso?).
Segundo estágio – Nível pré-convencional (3 a 8)
- Percebimento do outro.
- Permanência da moral individualista.
- Estabelecimento de trocas e acordos.
Terceiro estágio – Nível convencional (8 a 14)
- Busca de reconhecimento do grupo, identificação com outras pessoas do grupo ao qual pertencemos com expressões de confiança e lealdade aos parceiros.
- O grupo tem prioridade sobre o indivíduo e as regras são seguidas com a finalidade de desempenhar determinados papéis.
Quarto estágio – Nível convencional (8 a 14)
- A moral individual se organiza tendo em vista as instituições, a manutenção da ordem social, o papel das leis, o bom funcionamento da sociedade.
Quinto estágio – Nível pós-convencional (acima dos 15)
- Obediência às regras e as leis.
- Percebimento da diversidade dos valores e dos conflitos entre o legal e o moral.
Sexto estágio – Nível pós-convencional (acima dos 15)
- Regulação do comportamento por princípios, como justiça, igualdade, direitos humanos.
- Os valores independem dos grupos e das pessoas.
- Reconhecer que as leis são válidas porque se apoiam em princípios.
- Transgressão baseada em princípios.
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