Islamismo (2 de 2)


Cinco pilares do islamismo revelados a Maomé pelo anjo Gabriel:

  • Chahada – Recitar e aceitar o credo: “Alá é nosso Deus e Maomé, o seu profeta”. 

  • Salá – Orar cinco vezes ao dia com o rosto voltado para a cidade de Meca.

  • Zakat – Generosidade para com os pobres.

  • Ramadã – Jejuar no nono mês do calendário anual, onde deixam de se alimentar do nascer ao por do sol, se alimentando apenas a noite.

  • Hajj – Peregrinar pelo menos uma vez na vida à cidade sagrada de Meca.


Os muçulmanos creem em um Deus invisível e único, sendo que Maomé é seu último e principal profeta (Jesus é apenas um de vários profetas).

Com a morte de Maomé em 632 e problemas com a sucessão (Maomé não indicou seu herdeiro) o islamismo acabou posteriormente se dividindo em duas facções:

  • Xiitas – A única fonte de fé e o Corão e o governante máximo deve ser o líder espiritual (imãs) que é infalível. Além disso, a sucessão legitima caberia a linhagem do genro de Maomé, Ali, com sua filha Fátima.

  • Sunitas – Não viam o califa como profeta ou intérprete infalível da fé e além do Corão consideravam as Sunna, que eram uma coleção de “palavras e atos” atribuídos a Maomé e compilados em livros que complementam o Corão. Diziam também que os governantes deveriam pertencer à tribo de Maomé. Atualmente os sunitas representam 90% dos seguidores de Alá.

Foi a partir do islamismo que os árabes começaram a formatar um grande império. Com a morte de Maomé em 632 tem início o Califado de Medina, que dura de 632 até 661, quando, por meio da “guerra santa” os árabes conquistam amplas regiões.

Trata-se de uma época de grande desenvolvimento, quando os califas eram eleitos. Em 661 a família Omíada, de Damasco, toma o poder acabam com as eleições para califa e dão inicio a uma monarquia hereditária, conhecida com o Califado de Damasco, ou Califado Omíada. Foi durante o Califado de Damasco que ocorreu a conquista de Península Ibérica.

O Califado de Damasco manterá o poder até 750, quando os Abássidas, de Bagdá conseguem tomar o poder, dando início ao Califado de Bagdá que vai durar até 1258, quando foram derrotados pelos mongóis.

Contudo, os Abássidas continuarão no poder na Península Ibérica, onde se desenvolveu o Califado de Córdoba, que rivalizava com o Califado de Bagdá, que vai conhecer um grande esplendor.

Com a derrota para os mongóis o poder será transferido para o Egito, com o Califado do Cairo que vai durar até o século XVI.


 Cultura, sociedade e economia:

  • Diferente dos cristãos as autoridade islâmicas eram tolerantes em relação à religião, admitindo minorias religiosas.

  • Era permitido que os seguidores de Alá tivessem até quatro esposas legítimas, além de contar com possíveis concubinas dos haréns.

  • Apesar de o Corão considerar o homem superior à mulher, esta tinha o direito de se separar do marido. Além disso, os maridos poderiam obrigar a mulher a usar o véu para cobrir-se e exigir que baixassem os olhos quando andassem em público.

  • Se durante a Antiguidade o “mare nostrum” era privilégio dos romanos, agora eram os árabes que o dominavam, exercendo um intenso comercio.

Contribuições para a cultura ocidental:

  • Desenvolveram a matemática (com a criação da álgebra), na geografia e a cartografia, além do de técnicas de navegação e instrumentos como a bussola, o quadrante e o astrolábio.

  • Criaram a química moderna, ou “alquimia” coma descoberta do álcool e do ácido sulfúrico.

  • Avanços na medicina, com a descoberta das origens do sarampo e da varíola.

  • Traduziram filósofos da Antiguidade, como Aristóteles, além de escreveram obras fabulosas como “As mil e uma noites”.
As mesquitas, onde se destaca o minarete onde os muezim (sacerdotes) conclamam os fiéis para as orações diárias.


Os conteúdos dispostos nas postagens são rascunhos, podendo apresentar erros de concordância ou ortografia. Na medida do possível tentar-se-á corrigir as imprecisões, incluir a bibliografia e rever textos e informações imprecisas.

P.S. - Se você curtiu as postagens e o blog foi útil não deixe de clicar em um dos anúncios!


Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os conteúdos dispostos nas postagens são rascunhos, podendo apresentar erros de concordância ou ortografia. Na medida do possível tentar-se-á corrigir as imprecisões, incluir a bibliografia e rever textos e informações imprecisas.

P.S. - Se você curtiu as postagens e o blog foi útil não deixe de clicar em um dos anúncios!