Questões/Simulados - Revolução Constitucionalista de 1932



1 – (Fatec) A Revolução de 1930, ponto de partida de uma nova fase da História brasileira, atingiu principalmente São Paulo, que perdeu sua tradicional hegemonia política realizada pela "política do café com leite". O sistema de interventorias, posto em prática pelo governo provisório, em nada melhorou o relacionamento deste com São Paulo. Como consequência disso ocorreu

a) a revolução constitucionalista a favor da imediata constitucionalização do país, o que abriria possibilidades de retorno dos paulistas ao poder.
b) a Intentona Comunista, liberada pela exterma-esquerda cujo lema era "Deus, Pátria, Família".
c) a Intentona Integralista, que chegou a ocupar o palácio presidencial, controlando o poder por quatro dias.
d) convocação imediata da Assembléia Constituinte que colocaria em prática a Constituição de 1935.
e) o movimento tenentista, cujos revoltosos de Minas Gerais exigiam a formação de um governo provisório, a eleição de uma Constituinte e a adoção do voto secreto.

2 – (UERJ) Na década de 30, para combater o governo estabelecido por Getúlio Vargas, os paulistas pegaram em armas. Os cartazes acima fazem parte da sua propaganda, pedindo a colaboração da população no esforço de guerra. A Revolução de 1932 ocorre na seguinte conjuntura política nacional:
Imagem sem legenda

a) aprovação do novo Código Eleitoral sem o voto secreto
b) perda da hegemonia política pela oligarquia paulista em nível federal
c) intervenção do poder federal no governo de São Paulo por meio da política dos governadores
d) aliança entre o Partido Popular Progressista e produtores rurais intermediada por militares tenentistas

3 – (PITÁGORAS) A Revolução Constitucionalista de 1932 representou, no contexto da Era Vargas,

a) o descontentamento dos tenentes com a repressão desencadeada sobre eles após o movimento de 1930.
b) a revolta popular contra as determinações autoritárias impostas após a decretação do Estado Novo.
c) a reação dos paulistas frente à perda da hegemonia na política nacional após a Revolução de 1930.
d) a tentativa golpista da tomada do poder e instalação do socialismo, liderada por Luiz Carlos Prestes.
e) a articulação da alta cúpula das Forças Armadas contra a ampliação das liberdades políticas.

4 – (PUC) Analise o texto adiante. Por um lado, é a ameaça do prolongamento indefinido da ditadura e, acima do predomínio no código fundamental do país de ideias não só visceralmente incompatíveis com as tradições democráticas, consciência e cultura da nação, senão também atentatórias da segurança, direitos e progresso econômico de São Paulo. Por outro lado, são as dores desta soberba Unidade da Federação, usurpada na faculdade inauferível de se governar, talada na opulência de suas riquezas, destroçada na organização de seus serviços públicos. São Paulo martirizado nunca poderia perdoar aos seus filhos manterem-se desunidos ante tantos perigos e infortúnios.(Adaptado de "O Estado de S. Paulo", fevereiro de 1932) A partir do texto e tendo como referenciais o contexto histórico do movimento paulista de 1932, pode-se afirmar que

a) a grande imprensa demonstra sempre uma postura eqüidistante no tocante a questões históricas conflituosas, haja vista o predomínio do interesse comercial dos seus proprietários.
b) o jornal revela um posicionamento radical contra o extremo nacionalismo do movimento paulista, que pretendia depor o primeiro governo constitucional de Getúlio Vargas.
c) o jornal concorda plenamente com o movimento paulista, já que este procura fortalecer o getulismo contra a oligarquia que governa o Brasil até 1930.
d) o discurso presente no texto do jornal traduz uma parte do sentimento de alguns defensores do movimento paulista, que questiona a legitimidade do poder político vigente no país.
e) as ideias contidas no texto do jornal mostram o grau de união e a convergência de interesses de todos os participantes do movimento paulista pela Consolidação da União Nacional.

5 – (FGV/SP) “A revolta paulista, chamada Revolução Constitucionalista, durou três meses e foi a mais importante guerra civil brasileira do século XX(…) Sua causa era praticamente inatacável: a restauração da legalidade, do governo constitucional. Mas seu espírito era conservador: buscava-se parar o carro das reformas e deter o tenentismo, restabelecer o controle federal pelos estados.” (CARVALHO, J.M. de, Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p. 100). A respeito da situação política brasileira no início da década de 30, é correto afirmar:

a) A maior parte da oligarquia paulista havia aderido à Revolução dirigida por Getúlio Vargas ansiando por uma modernização no país que envolvesse uma reforma eleitoral, a centralização política federal e o reconhecimento dos direitos trabalhistas.
b) Apesar de derrotada militarmente, a revolta acabou levando à convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte com novas regras eleitorais, como o voto secreto que dificultava a ocorrência de fraudes e o direito de voto para as mulheres.
c) A maior parte da oligarquia paulista acabou por articular-se com Luís Carlos Prestes, ex-dirigente da coluna Prestes-Miguel Costa, que havia aderido ao comunismo e tornara-se a principal liderança política do Partido Comunista.
d) Os paulistas defendiam um amplo programa nacionalista e procuravam garantir o retorno da normalidade democrática quebrada com o movimento revolucionário de 1930, que representava os interesses dos setores oligárquicos dos diversos estados da federação.
e) A revolução Constitucionalista foi inicialmente uma revolta da oligarquia paulista e sofreu, posteriormente, um processo de radicalização política que levaria à intensificação de greves e manifestações populares em todo o país, em prol da democracia.

Gabarito
1 - A
2 - C
3 - C
4 - D
5 - B

Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário