A conquista da América - Oviedo vs Las Casas


Abaixo dois extratos tratando da relação entre conquistadores e os indígenas.

Texto do século XVI, de Oviedo, justificando a conquista e o extermínio dos indígenas:

“Alguns fizeram esses índios trabalhar excessivamente. Outros não lhes deram nada para comer como bem lhes convinha. Além disso, as pessoas desta região são naturalmente tão inúteis, corruptas, de pouco trabalho, melancólicas, covardes, sujas, de má condição, mentirosas, sem constância e firmeza.

Vários índios, por prazer e passa-tempo deixaram-se morrer com veneno para não trabalhar. Outros se enforcaram pelas próprias mãos. E quanto aos outros, tais doenças os atingiram que m pouco tempo morreram.

Quanto a mim, eu acreditaria antes que Nosso Senhor permitiu, devido aos grandes, enormes e abomináveis pecados dessas pessoas selvagens, rústicas e animalescas, que fossem eliminadas e banidas da superfície terrestres”.

Texto do século XVI de Las Casas, defensor dos indígenas:

“Não há nenhuma razão para nos surpreendermos com os defeitos, os costumes bárbaros e desregrados que podemos encontrar entre as nações índias, nem menosprezá-las por isso. Pois a maioria das nações do mundo, senão todas, foram bem mais pervertidas, irracionais e depravadas e deram mostra de muito menos prodência e sagacidade no modo de se governar e exercer as virtudes morais. Nós próprios fomos piores nos tempos de nossos ancestrais e em toda a extensão de nossa Espanha, pela barbárie de nosso modo de vida e pala depravação de nossos costumes”.

Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário