O período Napoleônico (4 de 4) - O Congresso de Viena e a Reação Conservadora Européia


O Congresso de Viena e a reação conservadora européia


Tratava-se um uma reunião das nações europeias vitoriosas para a redefinição da ordem geopolítica na Europa. Sob a liderança da Inglaterra, Áustria, Prússia e Rússia, o Congresso era anti revolucionário em prol do restabelecimento das monarquias. Foi adotado o princípio da Restauração, ou seja, as fronteiras anteriores à revolução seriam restauradas e os antigos governantes retornaram ao poder – inclusive o sucessor de Luiz XVI, o rei Luís XVIII. 


Em uma tentativa de satisfazer as potências europeias vitoriosas foi adotado o princípio da compensação, isto é, as potências vencedoras receberam enormes territórios, sem se importar com as aspirações nacionalistas das populações dos territórios anexados. 


Para impedir surtos nacionalistas e novas eclosões revolucionárias foi criada a Santa Aliança, encabeçada por Áustria, Rússia e Prússia, tratava-se de um instrumento militar, político e ideológico representativos dos interesses dos grupos empenhados na restauração. Contudo, as décadas seguintes mostrariam que os ideais da Revolução Francesa já haviam se arraigado na mentalidade popular e que os interesses liberais burgueses aspiravam indubitavelmente pretensões de ideologia hegemônica.


Na imagem abaixo, os monarcas europeus "brincam" com Napoleão após a sua derrota e o restabelecimento dos tronos a seus antigos (quando possível) donos.




Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário