Colonização da América Portuguesa - Expedição de Martim Afonso de Souza


A partir de 1530 a Coroa portuguesa resolve enfim dar início a efetiva colonização de suas terras na América. Entre os motivos que levaram à mudança de postura pode-se destacar:

  • Declínio do lucro com o comércio de especiarias com o Oriente. A concorrência de outros países da Europa fez com que os portugueses perdessem o monopólio desse fabuloso negócio.

  • Outros países começaram a cobiçar as terras portuguesas na América. A tentativa dos franceses em estabelecer contato com os indígenas e explorar o pau-brasil alertou os portugueses em relação ao risco de serem passados para trás na ocupação do território.

  • Entusiasmo em relação à descoberta de grandes jazidas de metais preciosos na América espanhola, em especial no eixo México-Peru. O imaginário e a cobiça dos portugueses se aguçaram a partir da possibilidade de que existissem riquezas em seus domínios.

  • Entendimento de que somente as feitorias (postos comerciais) não seriam suficientes para assegurar o controle e a posse das terras.

Assim, em 1530 o rei D.João III organiza a expedição de Martim Afonso de Souza, marco inicial da colonização do território brasileiro. Essa expedição tinha como objetivos principais:

  • Por um lado, buscar uma alternativa terrestre ou fluvial para se alcançar as minas de prata de Potosí no Peru, e por outro, lançar expedições ao interior do território na expectativa da descoberta de metais preciosos.

  • Proteger o território da incursão de nações estrangeiras, como os franceses, além de fundar núcleos de povoamento.

  • Verificar se a produção de cana-de-açúcar era viável nas terras brasileiras, ou seja, se o clima e o solo eram propícios para o desenvolvimento da cultura.


A imagem abaixo ilustra a colheita de pimenta, na Indonésia.

Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário