As Bandeiras


A interiorização do Brasil, iniciado em grande parte por intermédio da atividade pecuarista, ira se intensificar com os bandeirantes, que eram os sertanistas que a partir do século XVI penetravam os sertões brasileiros em busca de riquezas minerais, do apresamento de indígenas e captura de negros fugitivos. Esse papel dos bandeirantes na ampliação dos limites da coroa portuguesa vai levar muitas pessoas a uma exaltação que evidentemente não corresponde à realidade. Muitas vezes, os bandeirantes serão retratados como desbravadores, corajosos, heróis; contudo, essa imagem acaba camuflando os objetivos finais, que era a captura dos indígenas.


É possível que algo em torno de 300.000 índios acabaram escravizados até a metade do século XVII, quando o bandeirantismo de aprisionamento declinou e deu lugar a expedições cada vez maiores em busca de riquezas minerais. Os bandeirantes atacavam com frequência as missões jesuíticas, que ofereciam índios convertidos, aptos ao trabalho e em grande quantidade. Através da ação dos bandeirantes praticamente todas as aldeias foram destruídas, fazendo com que as missões recuassem cada vez mais para o sul do continente, para a região do Paraná, alcançando os rios Uruguai e Paraguai. 

De todas as expedições de bandeirantes, uma das mais notáveis foi sem dúvida a de Raposo Tavares, que teve início em 1648 e fim em 1651. Tavares liderou mais de 200 paulistas e mil índios, realizando uma das maiores expedições de todo a história da humanidade, em busca de indígenas e riquezas. Percorreu a região do Paraguai, parte do Peru e a região amazônica, num total de mais de 10 mil quilômetros. Ao chegar à foz do Amazonas, na região do Para, a tropa estava reduzida a 59 brancos e alguns poucos indígenas.

Imago História

Nenhum comentário:

Postar um comentário